ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Cipem quer qualificar 2 mil trabalhadores de base florestal em Sinop

Data: Terça-feira, 04/10/2011 00:00
Fonte: Só Notícias/Weverton Correa

O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) desenvolve em parceria com Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) o Cipem +. Tendo por foco principal a qualificação e o aprimoramento do conhecimento de trabalhadores do base florestal, a superintendente de desenvolvimento sustentável do centro, Silvia Regina Fernandes, disse, ao Só Notícias, que a expectativa no programa é atender até dois mil profissionais em Sinop.

Desencadeado no início deste semestre no Estado, Silvia informou que o programa "nasceu" devido a grande demanda no setor de base florestal. "Sentimos o setor com necessidade de melhorar, de qualificar, inovar. E essa parceria vem como forma de renovação". No Cipem +, que funciona por meio de adesões das empresas, turmas são montadas e cursos são oferecidos aos funcionários a custo reduzido.

No total, ofertados cerca 150 cursos, entre eles, o de alinhador e outro voltado à redução de desperdício material. "Eles [cursos] têm dois níveis. Tem a questão da qualificação da pessoa que já está trabalhando e também, que o empresário venha qualificar mais. Ele [empresário] pode criar multiplicadores daquilo que faz", explicou Silvia. "O importante desse projeto é que, em regiões que falta mão de obra qualificada, ele [programa] pode qualificar também a comunidade. Então, ela também é beneficiada, não só a empresa, o empresário".

O Cipem ainda está concluindo o levantamento da demanda em Sinop, no entanto, o programa já é desencadeado em várias localidades do Estado, com na região de Juara, onde profissionais foram formados. "Em Juara, já houve três cursos de qualificação. Cada turma é uma média de 20 a 25 anos. Então, na região de Juara, são cerca de 60 pessoas já qualificadas. Em Aripuanã, foram fechados dez cursos, cada, com média de 20 pessoas. Já está em execução", afirmou Silvia.

Em Sinop, há mais de 200 empresas filiadas ao Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso.