ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã terá feriado municipal em comemoração ao Padroeiro da cidade

Data: Segunda-feira, 03/10/2011 00:00
Fonte: Redação e foto: Top News

Nesta terça- feira, o município de Aripuanã será feriado em comemoração ao dia 04 de outubro, festa do seu padroeiro São Francisco de Assis. Comunidade católica celebra missa ao Santo com benção dos carros e animais às 19h30min na matriz.

As festividades sociais acontecerão dia 09 de outubro, com missa 09h da manhã para Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil. Logo após será servido almoço com o tradicional churrasco, a tarde leilão de gado, matinê e sorteio do bingo.

O Padre Antonio, da paróquia São Francisco de Assis, disse que a realização deste evento em comemoração ao padroeiro da cidade, tem objetivo de oferecer a população um resgate da cultura local. “Essa data deve ser comemorada com festa e alegria, pois representa a história do nosso município”, ressaltou.

Saiba um pouco da vida do Santo São Francisco de Assis.

Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1181 (ou 1182). Filho de um rico comerciante de tecidos, Francisco tirou todos os proveitos de sua condição social vivendo entre os amigos boêmios. Em Assis, o santo dedicou-se ao serviço de doentes e pobres. Um dia do outono de 1205, enquanto rezava na igrejinha de São Damião, ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: "Francisco, restaura minha casa decadente".

O chamado, ainda pouco claro para São Francisco, foi tomado no sentido literal e o santo vendeu as mercadorias da loja do pai para restaurar a igrejinha. Como resultado, o pai de São Francisco, indignado com o ocorrido, deserdou-o. Com a renúncia definitiva aos bens materiais paternos, São Francisco deu início à sua vida religiosa, "unindo-se à Irmã Pobreza".

Sua devoção a Deus não se resumiria em sacrifícios, mas também em dores e chagas. Enquanto pregava no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, apareceram-lhe no corpo as cinco chagas de Cristo, no fenômeno denominado "estigmatização". Em 1939, o papa Pio XII tributou um reconhecimento oficial ao "mais italiano dos santos e mais santo dos italianos", proclamando-o padroeiro da Itália.