ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Saúde de Juara está na iminência de parar por falta de repasses do Governo MT

Data: Sexta-feira, 30/09/2011 00:00
Fonte: Rádio Tucunaré

Agravou-se de modo considerável a situação crítica da Saúde de Juara por falta de repasses do Governo do Estado e por isso o Município vive na iminência de entrar em colapso no sistema por falta de recursos para mantê-la. Há fortes rumores na administração de que haja férias coletivas para o Hospital Municipal e fechamento temporário de algumas unidades de saúde.

A reportagem da Rádio Tucunaré, não conseguiu contato com o Prefeito, mas teve a informação de que novamente o Prefeito Alcir Paulino está em Cuiabá para cobrar o Coordenador de Finanças da Secretaria de Saúde de MT o cumprimento de repasses dos atrasos que somam cerca de 700 mil reais.

No dia 12 de agosto, o Prefeito Alcir na companhia dos Vereadores João do Hospital, Chico do INDEIA, Leo Boy reuniram-se com o Coordenador de Finanças Sr Edson e juntos firmaram um pacto para que acontecesse esses repasses atrasados a Juara, sendo que o primeiro pagamento deveria acontecer naquele dia 12, mas não aconteceu e então foi prometido que pagaria dois dias depois, mas não pagaram; falaram que iam pagar o restante total do atraso no dia 20, e não pagaram e o tal pagamento que seria para o dia 12 houve estorno bancário, enfim, apenas 50 mil reais foram pagos dos 750 mil atrasados desde o inicio do ano.

Complicadores

A Saúde é a pasta que recebe da Prefeitura de recursos próprios aplicação maior do que a lei determina, mas com atrasos dessa natureza torna insustentável a manutenção do sistema, assim informou a reportagem da Rádio Tucunaré o Secretário de Finanças Slavador Pizzolio Alvez disse que, por Juara ser o município pólo da região, houve a necessidade de tirar recursos de outras áreas para atender a demanda da saúde, mas chegamos a um ponto que o descumprimento do acordo feito pela Saúde em repassar os atrasados, nos levou ao limite e se não houver repasses imediatamente vamos ter para parar.

Outra baixa em recurso é sobre os valores de exportações que os municípios têm direito, que ainda não foram repassados pelo governo federal, sendo que os 25% que Juara tem direito, equivalem a R$ 800.000, 75% fica com o estado.

A ambulância da SAMU que Juara e demais municípios do Estado receberam do Governo Federal está recebendo o apelido de “presente de grego”, pois o presente é o mais barato, difícil é mantê-la, porque Governo Federal deu, mas exige a contratação de três médicos, três enfermeiros e três motoristas e mais uniformes e equipamentos para poder funcionar e não repassa nada aos municípios. Conclusão: Juara, Juina e outras cidades do mesmo porte querem devolver o “presente”.