ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Ex-prefeito é preso em operação da PF em MT

Data: Terça-feira, 18/05/2010 00:00
Fonte:
Fonte; Agência Estado/FÁTIMA LESSA -
 
 
A Polícia Federal de Mato Grosso (PF-MT) cumpriu hoje nove mandados de prisão temporária e 30 de busca e apreensão pela operação Asafe, que investiga suposto esquema de vendas de sentenças no judiciário mato-grossense. Entre os detidos estão o ex-prefeito do Alto Paraguai (cidade a 220 quilômetros de Cuiabá), Alcenor Alves, e a mulher do ex-desembargador Tadeu Cury, a advogada Célia Cury, além de outros sete advogados. O superintendente da PF-MT, Valmir Lemos, disse a jornalistas que, além dos presos, seriam ouvidas mais 40 pessoas, entre eles ex-prefeitos cassados.

O esquema vinha sendo investigado desde 2007 e corre em segredo de Justiça no Superior Tribunal de Justiça (STJ). As apurações começaram quando a Polícia Federal em Goiás verificou situações que envolveriam possível crime de exploração de prestígio no Judiciário de Mato Grosso. Além disso, estão sendo investigados os crimes de corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha. A operação recebe o nome de Asafe em referência ao profeta que escreveu o Salmo 82 da Bíblia, que fala sobre julgamentos.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas casas de magistrados de Mato Grosso com o objetivo de apreender documentos que revelariam o esquema. Ao prestar depoimento à Polícia Federal, o ex-desembargador Donato Fortunato Ojeda passou mal e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Cuiabá. Ele teria sofrido um derrame cerebral e foi socorrido por um dos médicos escalados para acompanhar a ação policial.