ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

MPF já abriu 2,6 mil inquéritos sobre violência entre garimpeiros e índios

Data: Segunda-feira, 26/09/2011 00:00
Fonte: De Brasília - Vinícius Tavares

O Ministério Púbico Federal já abriu 2.638 inquéritos para apurar casos de violência envolvendo índios e garimpeiros que atuam em território dos Cinta-Larga na divisa de Mato Grosso com Rondônia. Desta montanha de processos, 2,2 mil já transoformados em ações penais e civis.

Os dados foram revelados pelo procurador-chefe da República em Rondônia, Reginaldo Pereira da Trindade, que esteve reunido com os membros da bancada federal mato-grossense nesta quarta-feira (21/9), em Brasília. Segundo ele, existem 1.677 garimpos funcionando em território Cinta-Larga.

Durante a reunião, o procurador apresentou dados sobre os problemas enfrentados por aquelas comunidades. O senador Blairo Maggi (PR/MT) chegou a dizer que os problemas vividos pelos CInta-Larga, como doenças, pobreza, alcoolismo e violência, são de conhecimento da bancada, pois acontecem em todas as comunidades indígenas de Mato Grosso.

O procurador, no entanto, reiterou o pedido de atenção especial em função das riquezas minerais que existem nas áreas de conflito. "Sou procurador da república e atendo especificamente a questão dos Cinta-Larga. A maior parte da exploração ocorre nas áreas onde há jazidas de diamantes, pois há muita riqueza no subsolo. Esta é uma questão que merece total atenção", afirmou.

Cerca de dois mil Cinta-Larga ocupam quatro áreas indígenas entre MT e RO, totalizando 2,7 milhões de hectares. A população indígena dos Cinta-Larga já chegou a cinco mil. Após vários massacres, e depois de terem sua população reduzida para 500 mil, a comunidade recuperou-se e hoje chega a dois mil índios.

Segundo o procurador, a questão tem dimensões internacionais e ganhou repercussão negativa com a morte de 29 garimpeiros, em abril 2004. No total, segundo ele, cerca de 100 pessoas já morreram nos conflitos, entre índios e brancos na região.