ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Ibama faz operação para conter desmate em área de manejo

Data: Domingo, 25/09/2011 00:00
Fonte: Só Notícias/Weverton Correa

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) desencadeou operação, ontem à noite, em uma área (dimensão não confirmada) que seria destinada ao manejo florestal em União do Sul (180 km de Sinop). O gerente executivo do órgão em Sinop, Evandro Selva, disse, ao Só Notícias, que pessoas se dizendo clientes da reforma agrária teriam entrado na propriedade, alegando ser destinada a regulamentação de assentamento, e iniciado o desmatamento e exploração de madeiras como amescla, angelin, itaúba e cambará.

Como esta não é a primeira vez que o Ibama realiza operação na área com o mesmo objetivo, a estimativa preliminar de Selva é que a área total já degradada seja de 1 mil hectares. O instituto apurou que as madeiras extraídas abasteciam, pelo menos, quatro pequenas madeireiras na região dos municípios de União do Sul e Cláudia.

Na operação, Evandro informou que atuam três agentes ambientais e cinco policiais ambientais, no entanto, ressaltou que ainda está sendo feito levantamento da quantidade de maquinários apreendidos e dos novos focos de desmatamento, pois não seriam concentrados em apenas um local. Ainda não foram confirmados prisões e número de pessoas envolvidas.

O gerente executivo declarou que o proprietário da área tem toda a documentação regularizada para o manejo florestal, desde a década de 1990, e o local estava em processo de recomposição para posterior exploração a partir de 2020. "E o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) já manifestou que não tem interesse em criar assentamento na propriedade, por ser área de floresta", disse.

Selva declarou que o grupo chegou nas proximidades da área em 2006, mas a exploração teria de acentuado recentemente.