ARIPUANÃ, Segunda-feira, 18/03/2024 -

NOTÍCIA

Ságuas Moraes deve reassumir Seduc na próxima semana

Data: Quinta-feira, 22/09/2011 00:00
Fonte: A Gazeta

Ex-deputado federal e presidente estadual do PT em Mato Grosso, Ságuas Moraes, deverá ser nomeado pelo governador Silval Barbosa (PMDB) para o comando da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na próxima semana. A validação da indicação dele para substituir a atual gestora, Rosa Neide Sandes, ocorre no sábado (24), em encontro de membros da legenda, na capital. Na data, também deverá ser confirmado o nome do ex-Superintendente do Incra no Estado, Willian Sampaio, para a presidência da sigla. Ságuas deixa o posto para se dedicar ao desenvolvimento das políticas públicas dirigidas à área.

A posição do partido sobre o comando da pasta será repassada para Silval no início da semana que vem, cabendo ao governador apenas validar a escolha do PT, já que a gestão da Seduc está na cota do partido. Por enquanto, Ságuas evita comentar os planos políticos mas descarta participação na disputa por cargo eletivo no pleito municipal de 2012. Os olhos estão direcionados para as eleições de 2014, quando poderá retomar a corrida à Câmara Federal. Ele chegou a tomar posse como parlamentar, mas decisão do STF neste ano pela não aplicação da Lei Ficha Limpa gerou mudanças no quadro de representantes do Estado no Congresso Nacional. A alteração na contagem de votos garantiu ao ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão, a ocupação da cadeira de Ságuas na Câmara dos Deputados.

Ságuas e Rosa Neide ainda discutem o espaço que será ocupado por ela e existem duas possibilidades: assumir secretaria adjunta ou então assessoria especial, com ênfase na grade de projetos macro que ou estão em fase de desenvolvimento, ou poderão ser aprimorados com instituição de novas propostas.
Ele não deverá enfrentar dificuldades para lidar com o setor, em termos de conhecimento, porque coordenou a Seduc na gestão do então governador Blairo Maggi (PR). Mas assume o desafio de melhorar os índices pouco alentadores da qualidade da educação em Mato Grosso, uma das piores do país tendo como base o resultado do Exame nacional do Ensino Médio (Enem/2010) que revelou um quadro desolador, com apenas 1 escola pública na lista das 10 primeiras colocadas do Estado.

Na reunião do partido, entra em pauta outros temas como planejamento rumo as eleições municipais e ainda discussão sobre debates ocorridos em conferência nacional da sigla. A legenda tenta recuperar tempo perdido nas eleições de 2012, com derrota dos principais líderes, o ex-deputado federal Carlos Abicalil e a ex-senadora Serys Marli, que concorreram a vagas no Senado e na Câmara Federal, respectivamente. O racha no partido provocado pela batalha soou como elemento desagregador no período. Ságuas entende que o partido deve marchar junto, deixando de lado pequenas discordâncias em razão de um projeto político maior, voltado também ao Palácio Paiaguás.

Ele também coordena debates sobre o processo eleitoral nos municípios, com meta de deflagrar projetos próprios em cidades estratégicas, como Cuiabá. São aventados os nomes de Abicalil, de Serys e ainda de outros membros, como o ex-deputado estadual e secretário-geral do diretório regional, Alexandre Cesar (PT). A sigla também pretende pleitear o comando do Paço Couto Magalhães.