ARIPUANÃ, Terça-feira, 19/03/2024 -

NOTÍCIA

Crime organizado se instala na fronteira de MT e RO e pressionam índios

Data: Quarta-feira, 21/09/2011 00:00
Fonte: Edilson Almeida/ 24 Horas News/ Fotos: Arq. Top News

A fronteira de Mato Grosso com Rondônia, região Noroeste, está sendo ocupada pelo crime organizado. Distante dos grandes centros e carentes de segurança, criminosos estão se instalando na região e aproveitando, inclusive, as reservas indígenas pelo método de aliciamento dos povos nativos. A denuncia foi apresentada pelo procurador da República, Reginaldo da Trindade, em reunião com a bancada federal do Mato Grosso,  nesta quarta-feira, 21. A reunião aconteceu no  Senado Federal.

Trindade relatou a situação crítica pela qual vivem os índios Cinta Larga. Trindade ressaltou a omissão da União e da Fundação Nacional do Índio (Funai) com os indígenas é grande.  Segundo o procurador, além da situação crítica em saúde, educação, infra-estrutura, a maior problemática dos Cinta Larga está nas terras onde eles habitam. Há uma grande cobiça pelo território.

A Terra Indígena Roosevelt, segundo ele,  possui uma rara rocha vulcânica onde é encontrado  diamante. Com isso, segundo ele, há uma corrida pela exploração da riqueza no subsolo.  A extração de mineral em terra indígena é ilegal e depende de regulamentação do Congresso. Mesmo assim, a Abin e o serviço de inteligência da PF estimam que US$ 20 milhões de diamantes do Roosevelt saem ilegalmente do País todos os meses

O povo Cinta-Larga é composto por aproximadamente 1.600 índios  que habitam as terras indígenas Roosevelt, de 230.826 hectares; Serra Morena, com 147.836 hectares; Aripuanã, com  750.649 hectares; e  também o Parque indigena Aripuanã, que tem 1,6 milhão de hectares.

Na reunião, o procurador da República entregou uma carta para que os parlamentares subscrevam o documento reconhecendo os problemas enfrentados pelos indígenas. O senador Pedro Taques sugeriu prazo de 20 dias para que os deputados e senadores analisem as questões em virtude do volume de informações e da falta de tempo para assinar a carta.