ARIPUANÃ, Terça-feira, 19/03/2024 -

NOTÍCIA

Colniza: Educação valoriza professor do campo

Data: Terça-feira, 20/09/2011 00:00
Fonte: Da Assessoria/ Elvio Lopes

Além de procurar modernizar a Secretaria Municipal de Educação, ao assumir a pasta, o secretário Thiago Rodrigo Dias Alves teve como meta oferecer autonomia aos profissionais, professores e educadores que atuam no setor, de criar meios para aprimorar o trabalho e melhorar a qualidade do ensino no município de Colniza.

Com essa visão, que compartilha com a prefeita Nelci Capitani, Thiago montou uma equipe que passou a desenvolver as tarefas de acordo com as necessidades do corpo discente e docente das escolas municipais, definir parcerias e projetos e aplica-los junto aos professores e estudantes de Colniza.

Entre esses projetos está o Escola Ativa, realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Governo Federal, direcionado aos professores do campo, do 1º ao 5º ano, as séries iniciais do Ensino Fundamental, com formação continuada e aplicação das metodologias adequadas aos educadores rurais.

Segundo o coordenador do Projeto Escola Ativa, professor Eli José da Fonseca, o ensino no campo é diferente do urbano, com situações diferenciadas, incluindo a questão cultural, o atendimento ao calendário da colheita, em que todos da família trabalham nas lavouras, o acesso à escola e devido às chuvas, que também interferem nas atividades escolares.

O projeto atende atualmente 100 escolas rurais e mais de 120 professores do campo, que neste ano letivo participaram de nove encontros de capacitação em diversas localidades, inclusive no distrito do Guariba com o fechamento em seminário que reuniu 140 professores em Colniza em junho passado.

O professor Eli Fonseca explica que a metodologia do Projeto Escola Ativa aborda temas como trabalhar em salas de aula com cinco turmas diferentes, as chamadas salas multisseriadas, que devem ter livros específicos para o ensino no campo e recursos disponíveis na comunidade como meios pedagógicos.

As metodologias do Projeto Escola Ativa, de acordo com Eli, valorizam tanto o trabalho do professor, quanto o aproveitamento do aluno do campo, que se sente importante no contexto especial do conteúdo do projeto. “Todos saem satisfeitos, o professor pelos resultados satisfatórios e os alunos, pelo aproveitamento obtido com as novas metodologias”, destaca o coordenador.

Eli Fonseca faz questão de destacar o apoio que recebeu do secretário Municipal de Educação, Thiago Alves, para levar o projeto às escolas rurais e também condições para a realização dos cursos. “A educação é prioridade em Colniza e esse trabalho consolida o objetivo do secretário e da administração da prefeita Nelci Capitani”, afirma o educador.