ARIPUANÃ, Terça-feira, 19/03/2024 -

NOTÍCIA

Prefeita de Colniza vistoria obras na Linha G-1

Data: Terça-feira, 20/09/2011 00:00
Fonte: Da Assessoria/ Elvio Lopes

Na última semana, a prefeita Nelci Capitani, acompanhada do secretário Municipal de Planejamento, Francisco Robério Cavalcante; dos  vereadores Joel Candioto e Raimundo Neto e de técnicos da Prefeitura, vistoriou as obras de recuperação da Linha G-1, que liga a BR-174 (sentido a Aripuanã), à divisa com o município de Cotriguaçu, via distrito de Ouro Verde.

As obras, no Projeto de Assentamento Colniza 1, estão sendo executadas pela empresa Global Construções e Terraplanagem, com recursos liberados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e fazem parte do projeto de recuperação das estradas rurais do município, que chegam a 3.800 quilômetros.

Nesta etapa, segundo o responsável pelas obras, Júnior Fecchio, estão sendo realizadas a recuperação total de 27 quilômetros, com patrolamento, levantamento de leito, corte de encostas e morros e construção de pontes e bueiros.

Júnior explica ainda que as obras de terraplanagem e patrolamento já foram executadas na maioria do trecho previsto no convênio e que a maioria das 14 pontes de madeira e 32 bueiros de concreto estão em execução.

São 14 pontes de madeira já construídas, das quais oito com estruturas pelo sistema de bate estacas e as demais, mistas, de madeira e concreto, com a utilização de madeiras reforçadas em bases de concreto para garantir o tráfego de veículos pesados.

Em relação aos bueiros de concreto, Júnior esclarece que são 25 simples, com apenas uma boca, em trechos considerados de menos riscos e outros sete triplos, de três bocas, para garantir maior vazão da água no período das chuvas.

O engenheiro civil Milton Mendonça Jaqueira Filho, que acompanhou a prefeita na vistoria às obras, aproveitou a oportunidade para realizar uma inspeção técnica na execução dos trabalhos e aprovou os resultados apresentados até agora.

Para a prefeita Nelci Capitani, não foi fácil conseguir o convênio para esses recursos, pois há muito tempo o Município vinha aguardando liberação de verbas do Incra para obras como essa. “Os trabalhos estão ficando muito bons e vão atender as necessidades do produtor rural desta região”, acrescentou a prefeita.