ARIPUANÃ, Terça-feira, 19/03/2024 -

NOTÍCIA

"Mandato político não deve servir de escudo para crimes"

Data: Terça-feira, 20/09/2011 00:00
Fonte: Da Redação - Priscilla Vilela

As constantes decisões da Câmara de Deputados e Senado em absolver os parlamentares acusados de crimes, são constatadas pelo senador Pedro Taques (PDT) como “ridículo e vergonhoso”. Em entrevista ao programa ‘É notícia’, o pedetista criticou a absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), acusada de envolvimento no escândalo do mensalão do DEM e afirmou que os mandatos políticos não devem servir de escudo para prática de crimes.

A absolvição da parlamentar em agosto deste ano, se deu pela argumentação de que o provável crime ocorreu antes da ocupação do mandato. No entanto o senador lembrou o processo de cassação do ex-deputado pelo PFL no Acre, Hildebrando Pascoal, também conhecido como deputado do motosserra, ainda em 1999, acusado por crimes de narcotráfico e por comandar execuções em todo o estado.

Na ocasião, a câmara optou por cassar o mandato de Hildebrando, o que segundo Taques, poderia servir de exemplo para os atuais julgamentos de parlamentares envolvidos em crimes, e que acabam sendo inocentados à escusa de seus mandatos políticos. “Isso envergonha o parlamento brasileiro. É uma desculpa pra quem não quer passar a câmara e o senado para o princípio da República”, destacou.

Questionado sobre a bandeira contra a corrupção levantada pela atual oposição peemedebista, o senador argumentou que se trata do famoso ‘efeito x da hipocrisia política’, já que tanto no governo Fernando Henrique Cardoso quanto Lula, as gestões tiveram acertos, equívocos e também crimes. “Temos que superar o PSDB x PT, o Brasil é muito maior do que isso”, afirmou.