ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Prefeito de Mutum critica burocracia para agricultura familiar vender produtos

Data: Sábado, 17/09/2011 00:00
Fonte: Assessoria com Só Notícias

O prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager, criticou a burocracia que os agricultores familiares enfrentam quando tentam colocar seus produtos no mercado. Segundo ele, "o principal entrave é conseguir a regularização sanitária". As palavras foram ditas, quarta-feira, em Sorriso, durante assinatura do termo de doação do ‘Pacote de Fortalecimento da Agricultura Familiar", feito pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).

Lírio explanou as atividades relacionadas a agricultura no município. "Nossa intenção é produzir em larga escala e investir na industrialização da matéria prima para agregar valor ao produto e facilitar a comercialização dentro e fora do Estado, mas a burocracia para a regularização sanitária é algo com que os pequenos agricultores se deparam todos os dias", disse.

O secretário Estadual de Desenvolvimento e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga Filho, concordou com o chefe do executivo de Nova Mutum e destacou que a sua pasta já elaborou um projeto de lei e foi encaminhado para Casa Civil para desburocratizar o processo de regularização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (Sise).

Zé Domingos, na oportunidade parabenizou o prefeito Lírio por investir numa certificação internacional por meio do Global Gap para tornar o produto ainda mais atrativo para a comercialização, mas o selo não substitui o SIM e o Sise.

Entre os componentes do ‘Pacote de Fortalecimento da Agricultura Familiar" estão sementes de hortifrutigranjeiros, insumos agrícolas, embriões de bovinos, mudas de forrageiras, alevinos, entre outros. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum, Arildo José Marciano, a secretaria vai destinar os materiais recebidos para os quatro assentamentos do município (Pontal do Marape, Maria de Oliveira I e II, e Ribeirão Grande III), além de chacareiros e pequenos agricultores independentes.

O encontro reuniu prefeitos de 13 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires.