ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Empaer comemora 47 anos

Data: Sexta-feira, 16/09/2011 00:00
Fonte:

Em Mato Grosso, o serviço de extensão rural foi constituído oficialmente no dia 15 de setembro de 1964, marco histórico para a agricultura e pecuária. Durante 47 anos, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), esteve presente com os agricultores incentivando o desenvolvimento rural e difundindo novas tecnologias para os pequenos e médios produtores, a fim de gerar e garantir o desenvolvimento econômico das famílias rurais. Com atuação em 94% dos municípios do Estado, a Empaer atende por ano aproximadamente 35 mil produtores rurais e está presente em 458 assentamentos e 864 comunidades rurais.

A Empaer é o instrumento que o governo dispõe para viabilizar e incentivar a agricultura familiar priorizando o atendimento sócio-econômico, o desenvolvimento, a produção de base familiar, assegurando os serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater). A empresa disponibiliza os serviços de Ater, pesquisa e fomento aos agricultores familiares por meio da operacionalização de 135 escritórios locais, nove regionais, dois centros de pesquisa, seis campos experimentais, quatro viveiros de produção e um núcleo de laboratórios. Toda essa estrutura conta com a força de trabalho de 574 funcionários.

A agricultura e pecuária são atividades relevantes, especialmente por constituírem a base da geração de emprego, renda e da movimentação da economia dos municípios. Conforme levantamento dos técnicos da empresa, o Estado possui mais de 188 mil agricultores, sendo 140 mil familiares e 48 mil de médio e grande agricultor. O estudo revela que 30% dos agricultores exercem a pecuária de leite como atividade econômica, com uma produção média de 70 litros de leite no período das chuvas e 40 litros na seca, com um plantel de 1,05 milhões de vacas de leite, seguindo para fruticultura, olericultura, mandioca, seringueira e outras.

Para as cadeias de fruticultura e olericultura (legumes e verduras) foi realizado um diagnóstico nos municípios da Baixada Cuiabana permitindo o planejamento da produção com a escolha de 29 variedades de frutas e 29 de legumes e verduras que serão produzidos nos municípios a fim de atender a Central de Comercialização da Agricultura Familiar. A cadeia produtiva da mandioca identificou baixa produtividade em torno de 14 toneladas por hectare. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a área plantada no Estado na safra 2007, foi de 39,1 mil hectares com uma produção de 551 mil toneladas de mandioca, sendo estimada a maior parte para a industrialização na produção de farinha. A expectativa dos técnicos da Empaer é aumentar a produtividade acima de 20 toneladas de mandioca por hectare.

Com uma área de 46 mil hectares de seringueira e uma produção de 25 mil toneladas de borracha por ano (IBGE), o Estado de Mato Grosso está classificado em terceiro lugar no ranking nacional em área plantada. O Programa do Governo de incentivo ao plantio da seringueira tem como proposta a implantação de 160 mil hectares, num período de 15 anos. Nesta safra 2010/2011, foram plantados 1.960 hectares, em cinco Consórcios Intermunicipais em áreas de agricultores familiares. Além da produção de borracha o projeto prevê a recuperação de áreas degradadas e reserva legal com o plantio de seringueira em sistemas agroflorestais.

Técnicos da Empaer participam do Programa da Heveicultura e tem como meta atender 30 mil famílias de agricultores. A intenção é atingir a produção de 80 mil toneladas de borracha por ano. Estão plantando módulos familiares de seis hectares, agrupados em assentamento e cooperativas. A apicultura é outra atividade que está expandindo, a Empaer e parceiros estão implantando um projeto para instalação de apiários e recuperação da mata ciliar nas comunidades de pescadores e indígenas na região sul do pantanal, nos municípios de Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço. O projeto pretende atender 100 famílias que vivem da pesca dando oportunidade em ter outra fonte de renda, principalmente no período da piracema.

O projeto de desenvolvimento de tecnologia para a cadeia produtiva do arroz iniciado em 2010, já apresenta bons resultados com a difusão de novas cultivares de arroz. Na safra 2010/2011, Mato Grosso produziu 648 mil toneladas de arroz de terras altas, numa área de 204 mil hectares, com uma produtividade de 3,182 quilos/hectare. Houve redução da área plantada,mas a produtividade aumentou com melhoria na qualidade dos grãos e redução no custo de produção. Novas variedades mais produtivas são desenvolvidas no campo experimental da Empaer, no município de Sinop, com material genético resistente à praga, doença e baixa fertilidade do solo .

Com o objetivo de diminuir o custo de produção, aumentar a área plantada e produtividade foram instaladas vinte unidades de feijoeiro comum para a agricultura familiar em treze municípios do Estado. Este é um trabalho de integração da Empaer, produtor e parceiros. Disponibilizando para a semeadura 15 cultivares de feijão dos grupos comerciais carioca, preto, roxo, mulatinho e manteigão. Todas as cultivares são oriundas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O objetivo do trabalho é a recomendação de novas cultivares e a transferência de tecnologia. A cultura do feijoeiro é avaliada há mais de 20 anos pela Empaer.

Em busca de novas alternativas de renda e lucro para o produtor rural foi implantado no Campo Experimental em Acorizal, o Projeto de Flores Tropicais que estuda a fenologia e viabilidade produtiva das espécies: Strelitzia, Helicônias, Bastão do Imperador, Alpinia e Antúrio. As flores tropicais são destinadas para arranjos florais e paisagismo. O projeto é executado desde 2009, e possui 12 produtores da Baixada Cuiabana que estão produzindo e comercializando as flores nas floriculturas da capital.

A Empaer tem como missão gerar conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural com prioridades à agricultura familiar. A direção da empresa pretende consolidar a Empaer como uma empresa moderna, atualizada, contemporânea, de conhecida eficiência no cumprimento de sua missão.

Em Nova Mutum a Empaer foi instalada em fevereiro de 1982. Hoje, acompanha cerca de 600 agricultores familiares distribuídos em quatro assentamentos rurais: Pontal do Marape, Maria de Oliveira, Maria de Oliveira I e Ribeirão Grande III. A exemplo do que acontece em outras regiões do Estado, em Nova Mutum o número reduzido de funcionários (apenas três), dificulta a realização de um trabalho que atenda todas as necessidades. Preconiza-se que um técnico atenda no máximo 100 famílias. No município um técnico está atendendo 600 famílias.