ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Ministério da Justiça deve investigar chefe da PRF/MT

Data: Domingo, 16/05/2010 00:00
Fonte:

Fonte:midianews

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso (PRF/MT), Clarindo Ferreira da Silva, deverá ser investigado pelo Ministério da Justiça, após ser denunciado por suposta perseguição ao inspetor Fernando Roberto de Souza, lotado na Superintendência de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá).

O pedido de apuração dos fatos foi feito pela senadora Serys Slhessarenko (PT), por meio de ofício encaminhado ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, no começo deste mês.

No ofício, a senadora alegou que, após ser indicado para a unidade da PRF de Rondonópolis, o inspetor Fernando Souza passou a ser perseguido pelo superintendente regional. Segundo Serys, não existiriam motivos para tal perseguição, cuja finalidade seria "manchar" a carreira profissional do inspetor.

A senadora acusou Clarindo de ter criado "falsos argumentos" para exonerar Souza do cargo que exercia dentro da PRF, fato considerado "uma injustiça".

"Com procedimentos com a aparência de legalidade encontrou falsos argumentos para exonerar o inspetor Fernando Souza da chefia, ou seja, ao invés de ascender na carreira, ele teve um castigo profissional por ter sido indicado por mim", diz um trecho do ofício da parlamentar.

Ao MidiaNews, a senadora Serys afirmou que tem recebido muitas reclamações de policiais rodoviários, no que tange à atuação do superintendente regional. Ela defendeu, inclusive, a substituição de Clarindo Silva, por estar há mais de dez anos frente à chefia da PRF em Mato Grosso.

"Nos quadros da PRF, há policiais competentes para assumir o cargo, que, em minha opinião, passou da hora de ser trocado. Quando os policiais despontam na frente, o superintendente começa com as perseguições. São muitas reclamações", disse Serys.

Além de pedir investigação por parte do Ministério da Justiça, Serys Slhessarenko requereu o comparecimento de Clarindo Silva junto à Comissão de Direitos Humanos do Senado, para prestar esclarecimentos sobre a atuação da PRF em Mato Grosso, bem como sua atuação no que diz respeito aos direitos humanos e prevenção de abuso policial.

Outro lado

Por meio da Assessoria de Imprensa, o superintendente Clarindo Silva informou que responderá todos os questionamentos no âmbito administrativo.

Ele lamentou a "conotação política" que a senadora teria dado a um caso administrativo.