ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Secretários de Agricultura comemoram entrega de ‘Pacote da Agricultura Familiar’

Data: Quarta-feira, 14/09/2011 00:00
Fonte: Da Assessoria

Em clima de comemoração, os secretários de Agricultura e Meio Ambiente dos sete municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental do Vale do Juruena participaram do ato de assinatura do termo de comodato do ‘Pacote de Fortalecimento da Agricultura Familiar’, na Casa da Cultura, em Juína (localizado a 735 km a noroeste de Cuiabá).

Durante a solenidade, o prefeito Altir Peruzzo, de Juína, fez questão de enfatizar a envergadura deste investimento. “Nossa administração está voltada ao agricultor familiar. Juína é um dos poucos municípios do país responsável pela criação de uma lei municipal, pela qual 50% dos alimentos comprados para a merenda escolar tem que ser oriundos da agricultura familiar. Desta forma ganhamos muito incentivando o produtor, garantindo geração de emprego e renda e o aquecimento da economia local”, destacou.

Para o secretário de Agricultura de Castanheira, José Valter de Almeida, este é o incentivo que faltava. “É um empurrãozinho que vai ajudar a alavancar a produção de alimentos da agricultura familiar’, destacou.

A secretária de Agricultura, Elaine Castanha, compartilha a mesma ideia e ressaltou que Essa força tarefa realizada pelo Governo do estado, por meio da Sedraf, mostra capacidade, vontade de fazer. “Isso que precisamos um Governo comprometido trabalho em conjunto com as prefeituras. Só assim vamos ter êxito”, parabenizou a secretária em relação ao maior investimento já realizado pela Sedraf em prol dos agricultores.

O Secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), José Domingos Fraga Filho, ressaltou que é importante que o agricultor invista na diversificação da produção para garantir várias fontes de renda. “Nós não vemos o desenvolvimento de uma cadeia produtiva e sim com a diversidade de arranjos produtivos para garantir mais dinamismo na economia local. Por isso a Sedraf vai acompanhar todo o processo da entrega dos insumos agrícolas do início ao fim, desde a entrega dos produtos até a comercialização”, destacou.

José Domingos enfatizou ainda que a intenção é lançar o ‘Pacote da Agricultura Familiar II’ que consiste na revitalização da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). “Espero que com essas ações a gente possa criar um novo cenário para 2012. Uma Agricultura Familiar forte e produtores felizes, realizando seus sonhos de viver da terra e garantir o sustento da família”, pontuou.

O Consórcio Vale do Juruena é composto pelos municípios Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçú, Juína e Juruena. Os arranjos produtivos mais desenvolvidos na região são Bovinocultura leiteira, apicultura, hortifruti e sociobiodiversidade.

Pacote - Mais três Consórcios receberão o ‘Pacote da Agricultura Familiar nesta semana. Na quarta-feira (14.09), será a vez do Alto do Teles Pires, em Sorriso, às 9h. No mesmo dia a comitiva da Sedraf segue para o Consórcio Portal da Amazônia, em Terra Nova do Norte para a assinatura do termo de compromisso, às 15h e na sexta-feira (15.09), o ato de assinatura ocorre no Consórcio Vale do Teles Pires, em Alta Floresta, a partir das 13h.