ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Decisão permite a reabertura de madeireiras lacradas pela PF

Data: Domingo, 04/09/2011 00:00
Fonte: Julia Munhoz/ Olhar Direto

Uma decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) abre precedentes para que as madeireiras de Juína (737 km de Cuiabá), que tiveram as atividades impedidas desde a Operação Arco de Fogo, voltem a comercializar madeira. Por unanimidade, o pleno presidido pelo desembargador Mario Cesar Ribeiro, acatou um mandado de segurança impetrado pela Madeireira Madvisa, para que sejam retomados os trabalhos.

A 2ª seção do TRF acatou por unanimidade o mandado de segurança na tarde dessa quarta-feira (31). A madeireira foi a primeira empresa a ser liberada. Todas as demais continuam impedidas de comercializar, desde novembro de 2010.

Na ocasião, o relator do processo havia proferido voto pelo indeferimento da ordem, mas o magistrado ‘voltou atrás’ e concedeu o mandado de segurança, após a sustentação oral do advogado de defesa da madeireira Valber Melo.

A defesa sustentou, que a empresa não tinha nenhuma relação com a operação Arco de Fogo, que não possuía qualquer irregularidade e que o juiz teria interceptado suas atividades sem qualquer fundamentação e por prazo indeterminado. A turma acatou todos os argumentos.

Durante a operação, deflagrada pela Polícia Federal, vários mandados de busca e apreensão foram cumpridos, bem como prisões. Algumas das pessoas que foram detidas na época continuam presas e as madeireiras envolvidas proibidas de vender madeira.