ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

IBAMA vai contratar 200 brigadistas durante seca

Data: Sexta-feira, 14/05/2010 00:00
Fonte:

Fonte:ollhardireto

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – PREVFOGO/IBAMA iniciou nessa semana a seletiva com candidatos às Brigadas para a prevenção e combate ao incêndio em oito municípios durante seis meses do período de seca, de junho a outubro.

Os municípios beneficiados foram divididos em dois eixos. O primeiro é a Gerência Executiva de Sinop, a qual atenderá os municípios de Nova Ubiratã, Nova Bandeirantes e Cotriguaçu. O segundo é a Gerência Executiva de Barra do Garças, que atenderá os municípios de Vila Rica, São Félix do Araguaia e Cocalinho.

O coordenador estadual da PREVFOGO, Cendi Ribas, conta que o trabalho de seleção começou pelo segundo eixo, na semana passada. Ele explica ainda que a seleção é dividida em três etapas: 1ª avaliação de currículo; 2ª pré-seleção com avaliação física e de habilidades; com o uso de ferramentas agrícolas e ,por fim, a 3ª é constituída de um curso de 40 horas, sobre prevenção e combate aos incêndios florestais.

“São pré-selecionados inicialmente, em cada município, 44 candidatos para o curso de uma semana. Após o curso, 29 são selecionados e contratados para trabalhar na brigada, totalizando 232 brigadistas nos oito municípios”, destaca Cendi.

De acordo com Ribas, o início das atividades das brigadas está previsto para o dia 1º de julho, “até lá, devem chegar os materiais de combate, os equipamentos de proteção individual e os veículos”, conta. Ainda segundo ele, além do combate aos incêndios, os brigadistas podem realizar também outras atividades ambientais.

Os interessados podem inscrever-se gratuitamente até o primeiro dia de seleção em seu município, e devem estar com seus deveres civis e jurídicos em dia, além de ter aptidão física comprovada, ser alfabetizado e pertencer a faixa etária entre 18 e 54 anos. As informações são da assessoria.