ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Prova Brasil avaliará estudantes dos 2º e 3º anos do fundamental

Data: Domingo, 28/08/2011 00:00
Fonte: Odocumento

Mato Grosso realizará entre os dias 07 a 18 de novembro deste ano a Prova Brasil. A avaliação é nacional, elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e será aplicada a 54.191 estudantes de escolas da rede estadual de ensino.

A avaliação é obrigatória aos alunos de 10 anos de idade matriculados no 2º ano do 2º ciclo (5º ano), e aos de 14 anos que cursam o 3º ano do 3º ciclo (9º ano). Ao todo, estudantes de 503 escolas estaduais farão a avaliação. Destas unidades, 436 estão instaladas na zona urbana, 64 são escolas do campo e três quilombolas.

De acordo com a gerente de Organização Curricular do Núcleo de Avaliação e Informação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Vera Margareth Fabro, a prova é realizada a cada dois anos. “Em 2011 temos uma novidade: para fazerem a avaliação, as escolas devem ter no mínimo 20 alunos matriculados, nos anos avaliados”, contou.

Ela explica que até 2009, faziam a Prova Brasil somente escolas que possuíam 20 alunos por sala de aula, nos anos avaliados. “Por exemplo, havia escola que tinha 03 turmas com alunos de 10 anos e a soma dessas turmas dava 20 alunos. Elas não podiam fazer, mas agora poderão”, disse.

IDEB

A Prova Brasil é um dos componentes de avaliação que integra o Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb). “Para se chegar à nota do Ideb de cada escola, o Ministério da Educação (MEC) utiliza a pontuação da Prova e a taxa de reprovação (retenção)”, informou a gerente.

Com base nas notas da Prova e nos índices de retenção de todas as escolas chega-se ao Ideb do Estado e do País. O Ideb de Mato Grosso registrado em 2009 é de 4,9 nos anos iniciais (alunos de 10 anos) e 4,3 nos anos finais (estudantes de 14 anos). Os índices mato-grossenses superam as taxas do Brasil que são, respectivamente, 4,6 e 4,0.

Vera Margareth ressalta que o Ideb mostra o grau de aprendizagem dos alunos. O índice dos países desenvolvidos é de 6,0. O Brasil tem como meta atingir essa taxa até o ano de 2022.

PREPARAÇÃO

Para realização da Prova Brasil, que é composta por questões de Língua Portuguesa e Matemática, Vera destaca que os professores precisam se reunir em suas escolas para lerem e avaliarem as matrizes de referência da avaliação, que já foram encaminhadas pelo MEC. “Essas matrizes contêm todas as informações sobre a prova”.

“É importante que os professores avaliem e façam um estudo dessas informações, para que eles entendam quais os objetivos e as características da prova. O site do Inep e do MEC também disponibiliza simulados que os educadores podem aplicar aos seus alunos, para que eles se familiarizem com o tempo e a formatação da prova”, finalizou.

Para mais informações sobre a Prova Brasil contactar a Gerência de Organização Curricular do Núcleo de Avaliação e Informação da Seduc, pelos telefones: (065) 3613 - 6455  e 9669 - 0752.