ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Deputada debate na AL projeto de “Casas de Apoio” em Cuiabá

Data: Segunda-feira, 22/08/2011 00:00
Fonte: Da Assessoria/ Ana Lazarotto

Passou em primeira votação, a de mérito,  na Assembléia Legislativa, o projeto  de lei n°190/11 da deputada Luciane Bezerra, PSB, que autoriza o Estado” A criação de Casas de Apoio Públicas Estaduais em Cuiabá”. A iniciativa foi bastante discutida pelos deputados Emanuel Pinheiro, PR, e Romoaldo Junior, PMDB.
 
Segundo Pinheiro, leis como estas não atendem a complexidade de investimentos para melhora do sistema de saúde do Estado. Mas temporariamente, atendem as necessidades de centenas de famílias que vem à Cuiabá em busca de atendimento de alta complexidade. “São medidas assistencialistas mas necessárias que só uma mulher, atenciosa e sensível as necessidades da família, poderia propor”, destacou
 
“Gostaria de estar propondo ações de investimento ao nosso sistema estadual. Mas esta não é nossa realidade hoje. Eu atendo e vou atender a população do interior que busca na capital o que ela não oferece nas cidades do interior”, defendeu.
 
O Projeto de Lei ainda deve ser analisado por mais uma comissão, passar por segunda votação na Assembléia, antes de ir à sanção do governo.

CASAS DE APOIO - Segundo o projeto de lei as Casas de Apoio teriam a finalidade de atender os usuários do Sistema Único de Saúde, encaminhados pelas secretarias municipais, para diagnóstico e tratamento médico-hospitalar de alta complexidade. O paciente, quando necessário, seria encaminhado à casa mediante laudo clínico pelo médico de origem.

De acordo com o projeto as Casas de Apoio ofereceriam um serviço especial de hospedagem, de pernoites, alimentação adequada, profissionais para acompanhar os pacientes às Unidades de Saúde, transporte urbano e viabilização de medicamentos.