ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã: Programa Habitacional Meu Lar reúne com contemplados para entrega das casas

Data: Quinta-feira, 18/08/2011 00:00
Fonte: Redação e foto: Topnews/ Edson Prates

Cumprindo mais uma etapa de execução do Programa Habitacional Meu Lar a Secretaria Municipal de Ação Social realizou na tarde de ontem, no centro de Apoio ao Turismo, uma reunião com os representantes das famílias contempladas.

São 99 famílias aguardando ansiosamente a entrega das casas, que segundo a prefeitura deverá acontecer somente após o cumprimento das etapas exigidas pela caixa.

O programa possui uma comissão de habitação formada por nove pessoas escolhidas entre os contemplados para acompanhar o andamento da obra.

A assistente social, Enidelce Jorge, explicou que a reunião faz parte do trabalho técnico social que visa informar aos beneficiários como esta sendo executada a obra. “A realização dessa reunião é um comprometimento que nós temos com o trabalho técnico social que exige essa programação junto com os beneficiários através da execução do andamento da obra, então já é de praxe e hoje nós vamos fazer a preparação, cumprindo as etapas que antecedem a entrega da unidade habitacional, estaremos entregando o manual dos beneficiários para cada um dos contemplados e depois estarei projetando através da data show e detalhando para eles também. Outra situação é a preparação para a vistoria do imóvel que estará acontecendo no próximo dia 29 de agosto no Canteiro de Obras, cada contemplado terá em mãos o impresso com as orientações do que ele terá que avaliar no processo da vistoria junto com o engenheiro e com a comissão de habitação, que já é uma exigência da Caixa Econômica”.

Segundo Enidelce, durante o período de execução várias ações foram realizadas em benefício das famílias contempladas. “É uma programação do trabalho técnico social onde nós realizamos, além de reuniões, palestras, capacitação, então nós tivemos no andar do período de execução da obra tivemos cursos de corte de cabelo, aproveitamento de alimentos, aproveitamento dos derivados da mandioca e onde nós podemos, incluímos as famílias nessas capacitações para a geração de emprego e melhoria da renda familiar. Então, é uma programação que tem que ser cumprida a rigor e justamente preparar as famílias para uma melhor qualidade da vida em vivência através de comunidade, como será o caso do conjunto habitacional que tem 99 unidades”.


A demora pela entrega gera ansiedade em alguns dos contemplados que não veem a hora de se livrar do aluguel. “Já faz uns dois anos que nós estamos esperando e pagando aluguel, há meses não pagávamos aluguel, morávamos de favor, mas agora temos que pagar... já faz seis meses”. Mais uma das contemplada fala “Quem vive de aluguel sabe o quanto é difícil para estarem todos os meses contando e passando o dinheiro, e esse projeto é muito bom, pois tudo é caro, um aluguel é caro, um terreno é caro, então quem foi beneficiado realmente ajuda muito as pessoas da sociedade, será um dinheiro a mais que irá sobrar, para poder estar comprando outras coisas, viver mais e melhor”... “Bom que nós nos livramos do aluguel, pois pagamos R$ 200,00 por mês e fica apertado... no momento, só minha esposa que é beneficiada, eu tenho que cuidar dela e não posso trabalhar, então estamos vivendo do pouquinho dela”. Outro morador falou do tempo de espera “São quatro anos esperando para eles entregarem logo, pagar aluguel não está fácil, são R$ 300,00 por mês”.

Diante da situação, Enidelce afirmou que o município tem cobrado agilidade dos demais responsáveis pela entrega das casas. “Com certeza, existe um efeito de equipe na cobrança, tanto que nesta semana nós já sabendo do cumprimento do cronograma, das ações por parte de cada um, o que fizemos foi sentar com a equipe responsável da Prefeitura e tentar acertar essas pendências que já não são assim tão demoradas. Eu diria que estamos dentro da normalidade, a cobrança existe, mas nada que tenha gerado um transtorno maior por parte da Prefeitura”.

O manual entregue a cada beneficiário, contém informações sobre o projeto de construção, especificações técnicas, detalhes de estrutura, instalações e plantas para quando necessitar alguma modificação, recorrer ao mesmo sempre que precisar.