ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Sintep denuncia descaso do prefeito de Castanheira à Promotoria de Justiça

Data: Quarta-feira, 10/08/2011 00:00
Fonte: Da Assessoria

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira, o diretor regional do Vale do Juruena, Ailton Oliveira de Amorim e a vice-presidente, Jocilene Barboza dos Santos, denunciam o descaso da administração do prefeito José Antunes de França (PP), de Castanheira, a 780 km de Cuiabá, à promotoria de Justiça de Mato Grosso.

As denúncias protocoladas pela subsede do Sintep de Castanheira na Promotoria de Justiça de Juína, no dia 05 de agosto, foram entregues aos procuradores de Justiça de Mato Grosso, Miguel Shessarenko e Carlos Eduardo Silva, nesta segunda-feira (08), às 10h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, durante a cerimônia de inauguração da Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

A intenção foi pedir apoio no sentido de uma articulação do Ministério Público para realização de audiência de conciliação entre a administração, que nega direitos fundamentais aos educadores, e a categoria, em greve há 50 dias. Os trabalhadores da educação reivindicam a implantação do piso salarial de R$ 1.187,97; aprovação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) e a melhoria as condições de trabalho (aquisição de materiais, equipamentos didáticos pedagógicos e melhorias da infraestrutura das escolas). Atualmente os profissionais da educação recebem abaixo do salário mínimo nacional que é de R$ 545,00.

O diretor regional, Ailton Oliveira, classificou como vergonhosa as propostas apresentadas pela prefeitura de Castanheira. “Além de vergonhosa, é indecente o reajuste de 20% somente aos professores efetivos e outra com reajuste de 17% para professores efetivos e contratados com nível superior e, mesmo assim, o piso salarial dos trabalhadores da categoria da educação no município ficaria dez centavos abaixo do salário mínimo garantido na Constituição Federal”, afirmou o diretor sindical indignado.

Durante o período de greve, o sindicato vem tentando negociar com o secretário de Administração e com o controlador da prefeitura, pois o prefeito nunca está na cidade.

Em greve desde o dia 21 de junho, a categoria está firme e decidida a continuar a luta até conquistar o piso salarial, a reestruturação do plano de carreira, o enquadramento dos funcionários no PCCS e melhores condições materiais para as escolas.