ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

MT tem 29,5 mil empreendedores individuais e se destaca em ranking

Data: Segunda-feira, 08/08/2011 00:00
Fonte: G1

Em Mato Grosso, cerca de 29,5 mil mato-grossenses se tornaram empreendedores individuais (EI). Na contramão da informalidade e no fomento no número de empresas é que 13,6 mil trabalhadores de Mato Grosso se tornaram, somente neste ano, empreendedores individuais.

O volume representa 85% do número registrado em todo o ano passado, de 15,9 mil microempresários. O estado ocupa a 13ª posição no ranking nacional. A liderança é de São Paulo, onde 310 mil pessoas se tornaram empreendedores. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústrias e Comércio Exterior (Mdic).

O trabalhador Wemerson Ferreira, 28 anos, se tornou microempreendedor há sete meses. Já atuando na área de reforma e fabricação de estofados, o registro veio com o desejo de continuar com a empresa, mas na formalidade. Ele conta que a adesão ao programa já trouxe bons resultados. “Consegui aumentar o número de clientes. Emito nota fiscal e tudo mais o que uma grande empresa consegue fazer”, frisou.

Ele revela que ser empreendedor individual é o primeiro passo para uma ascensão empresarial. “Nos próximos dois anos quero sair do micro para ser um pequeno empreendedor”. A primeira atitude para conquistar esse objetivo será a contratação de mais uma pessoa.

Esse é o limite de contratação permitido para os empreendedores individuais, ou seja, um funcionário por cadastro. Além disso, o empresário deve ter renda anual de, no máximo, R$ 36 mil, afirma o técnico do Serviço de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário de Mato Grosso (Sebrae-MT), Diego Menegatti.

Ainda segundo ele, o programa proporciona o direito a previdência social e outros benefícios. “O perfil dos trabalhadores que aderiram o EI é de trabalhadores que buscam sair da informalidade”. Menegatti aponta que em todos os municípios de Mato Grosso há pelo menos um empreendedor individual, como é o caso de Figueirópolis D´Oeste (402 quilômetros de Cuiabá).

Na capital está concentrado o maior número de empreendedores, somando 7 mil pessoas. Várzea Grande e Rondonópolis estão na sequência com, respectivamente, 2,9 mil e 1,7 mil empreendedores individuais.