ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Curso de qualificação para jovens terá início na próxima terça-feira na AMM

Data: Sábado, 06/08/2011 00:00
Fonte: Da Assessoria

O curso Auxiliar Administrativo da Construção Civil, que será realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios com a participação de jovens carentes entre 16 e 24 anos, terá início na próxima terça-feira (9), na sede da instituição. O curso terá duração de 2,5 meses, com carga horária de 60 horas, é dirigido a jovens que estão em busca do primeiro emprego. O lançamento oficial da capacitação foi realizado no dia 21 de julho, na AMM.

A iniciativa faz parte do projeto social AMM, Associar é Crescer, lançado pela instituição com o objetivo de possibilitar a inserção do jovem no mercado de trabalho, através da capacitação e desenvolvimento pessoal. Os pré-requisitos para participar são: ter concluído o ensino fundamental, ter renda familiar de até 03 salários mínimos e não ter trabalhado formalmente, com registro na Carteira de Trabalho.

O conteúdo programático do curso inclui os seguintes módulos: marketing pessoal, satisfação profissional e qualidade no atendimento, direitos e deveres do cidadão, informática básica, noções sobre práticas administrativas, noções sobre comunicação e mídia, noções financeiras, noções de materiais de construção, noções de segurança no trabalho no canteiro de obras, gestão de resíduos da construção civil, sistemas de gestão da qualidade, conhecendo um projeto de obra civil, visita ao canteiro de obras, elaboração de curriculum.

O presidente da AMM, Meraldo Figueiredo Sá, destacou a importância do jovem se qualificar para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. “Pesquisas apontam que o emprego existe, o que está faltando é a capacitação dos trabalhadores e com esse curso vamos dar a nossa contribuição para auxiliar muitos jovens”, assinalou.

A iniciativa da oferta do curso, que será gratuito, foi tomada a partir de uma pesquisa por amostra de domicílios na região metropolitana de Cuiabá, que diagnosticou que os bairros periféricos contam com alto índice de desemprego.

No caso de Cuiabá, o desemprego apurado foi de 7% da população economicamente ativa, pouco abaixo da média nacional. Em alguns bairros, como Dr.Fábio e Primeiro de Março, esse índice chega a triplicar. E os jovens, entre 16 a 24 anos, concentram 80% desses desempregados.

Os professores voluntários, da AMM e convidados, ministrarão aulas teóricas e práticas sobre aspectos que envolvem um canteiro de obras e outros assuntos.

Ao final do curso será emitido certificado para os participantes. A iniciativa da AMM não vai se limitar a qualificar os jovens, mas também abrir as portas para eles no mercado de trabalho. Através de diversos contatos com as construtoras, a instituição planeja encaminhar os alunos para uma primeira experiência profissional.