ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

PM e Sema apreendem apetrechos e barco em Colniza

Data: Quinta-feira, 04/08/2011 00:00
Fonte: Elvio Lopes de Colniza

As fiscalizações surpresas realizadas pelas equipes da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar de Colniza, desde a semana passada com apoio da Rotam de Cuiabá, já resultaram em grandes apreensões de pescado e material de pesca irregular, bem como na prisão de pescadores em áreas de reservas legais e parques ecológicos e ambientais.

Nesta terça-feira, foi a vez de uma equipe da Polícia Militar de Colniza, em conjunto com fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do posto de Guariba, efetuar a apreensão de grande quantidade de apetrechos usados em pesca predatória e na prisão do pescador.

A prisão e apreensão aconteceram no final da tarde de terça-feira, no rio Guariba, no interior da Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, estação Guariba, quando a fiscalização da Sema e a equipe da PM abordaram um barco de seis metros de comprimento, com motor de popa de 15HP e um pescador que preparava a instalação de rede entre as duas margens do rio e tarrafas para captura ilegal de pescado.

A fiscalização constatou que o pescador estava manuseando cerca de 200 metros de redes e tarrafas, artefatos considerados proibidos no uso da pesca em rios brasileiros, pelo alto potencial destrutivo de peixes.

Diante da constatação de crime ambiental, o fiscal da Semana autuou administrativamente o pescador e aplicou-lhe multas e a PM lhe deu voz de prisão em flagrante, encaminhando-o à Polícia Judiciária Civil de Colniza, para as providências.

Segundo o comandante da 11ª CIPM de Colniza, capitão Sebastião Taques do Espírito Santo, o apoio da Rotam de Cuiabá tem sido fundamental para as operações nos principais rios da região, alvos de pescadores geralmente de outras regiões do Estado e até mesmo de estados vizinhos, como Rondônia e Amazonas, utilizam-se de apetrechos de alto poder destrutivo do pescado existente na Bacia Amazônica.

Em pouco mais  de uma semana de fiscalização nessas áreas – rios Guariba, Roosevelt e Madeirinha – todas no município de Colniza, foram apreendidos cinco barcos, dezenas de molinetes e varas de pesca, mais de 500 metros de redes e tarrafas; dezenas de peixes das mais variadas espécies, fora de medida e com a agravante da pesca ter sido flagrada em áreas proibidas, como as reservas extrativistas e uma estação ecológica.

Em Colniza, na manhã de terça-feira, a fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente já havia incinerado 80 metros de rede e cerca de 100 metros de espinhéis, apreendidos em operações na região e autorizada pelo Ministério Público Estadual.