ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Sema cria força-tarefa para acelerar liberação de projetos de manejo sustentável

Data: Quinta-feira, 04/08/2011 00:00
Fonte: Odocumento

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), criou força-tarefa para acelerar liberação de projetos de manejo sustentável. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (03.08), durante reunião realizada entre o secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia; dirigentes do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), e prefeitos dos municípios de Juara, Aripuanã e Sinop. A força-tarefa, cujo trabalho começa nesta quinta-feira (04.08) será composta por técnicos da Superintendência de Gestão Florestal (SGF). Também participaram da reunião o secretário adjunto de Mudanças Climáticas, Vicente Falcão e técnicos da Sema.

Além de definir um cronograma de vistorias nos Projetos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) e Projetos de Exploração Florestal (PEF), a força-tarefa vai também realizar um levantamento dos PMFS pendentes de análise dentro das Coordenadorias da Superintendência de Gestão Florestal (SGF), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

O secretário de Estado do Meio Ambiente disse que a partir desta quinta-feira até o dia 30 de agosto, serão vistoriados ao todo, 27 PMFS e mais nove PEF, nas regiões de Juara, Sinop, Aripuanã, Juína, Apiacás, Guarantã do Norte, Tangará da Serra e Cuiabá.

“A partir de amanhã até o dia 15, quatro equipes da Sema estarão em campo vistoriando os primeiros 12 Projetos de Manejo Florestal Sustentável e mais dois Projetos de Exploração Florestal. Os demais, que estão sendo concluídos e mais os PEF’s, serão vistoriados do dia 15 até o dia 30 de agosto”, explicou Alexander Maia.

De acordo com a superintendente de Gestão Florestal, Suely Bertoldi, os primeiros projetos de manejo já estavam prontos para serem vistoriados mas, em função da greve dos servidores e da mudança da SGF para o novo anexo da Sema, acabaram sofrendo atraso nos trabalhos nas análises e nos trabalhos de campo.

A superintendente explicou também que mesmo com a paralisação, tanto as análises dos processos como o atendimento na SGF, estão sendo feitos satisfatoriamente.

Durante a reunião na Sema, os dirigentes do Cipem e os prefeitos se mostraram preocupados com a situação de alguns municípios. O prefeito de Juara, Alcir Paulino, disse que “priorizar o setor de base florestal é uma forma de combater nosso maior problema social. A madeira é o carro chefe de nossa economia".

Já o prefeito de Sinop lembrou que o problema não é setorial e sim social. " A madeira representa muito mais do que imaginamos, o que está faltando é priorizar o setor", afirmou Juarez Costa.

Durante a reunião, Alexander Torres Maia disse que a força-tarefa vai trabalhar especificamente com esses projetos de manejo “para que o setor não seja prejudicado, e venha a ocorrer um problema social nessas regiões. A Sema está empenhada nesse trabalho”.

Em relação ao levantamento que será feito, as informações serão encaminhadas ao secretário e aos dirigentes do Cipem. O levantamento vai mostrar o número de processos de PMFS e PEF que necessitam de análise e o que estão aguardando pendências técnicas ou documentais.