ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Juina: índios acusados de homicídio já estão soltos

Data: Domingo, 31/07/2011 00:00
Fonte: MARCOS DI PEREZ/TV RECORD DE JUÍNA

Os três índios presos no dia 11 de julho, acusados de assassinar o trabalhador braçal, Francisco Alvacir Gomes de 54 anos, em um bar no centro da cidade de Juína, ficaram apenas dez dias presos e já estão soltos.

Marcos Pubudu Rikibatsa, Mauro Rikibatsa e Jair Tsaibata Tse, todos da aldeia indígena do município de Brasnorte, ganharam a liberdade no último dia 21 de julho. Os três estavam presos em flagrante e foram autuados por homicídio.

Segundo informou, Antonio Carlos, Coordenador Regional da Funai de Juína, O procurador da Funai entrou com habeas corpus no Tribunal de Justiça e o desembargador Paulo Cunha deferiu a liminar e devem  cumprir prisão domiciliar e aguardar julgamento em liberdade.

A aplicação da prisão domiciliar, a ser cumprida a Aldeia, ficará sob jurisdição do Posto Indígena Erikibatsa, posto avançado da FUNAI no interior da área demarcada, comprometendo-se o órgão assistencial a fazer comparecer os indígenas quando determinado pela justiça local.

Na noite do dia 11 de julho a vítima foi morta com golpes de taco de sinuca, socos e ponta pé na cabeça, havia discutido com os índios por telefone, em seguida foi ao bar do Anísio, na Avenida 9 de maio, e lá em posse de uma faca acertou um golpe na altura do peito de Jair. Revoltados os demais imobilizaram a vítima e a agrediram até a morte.

A vítima chegou a ser socorrida pelo Samu, mas morreu na sala de raio x do hospital municipal.

Os três índios já estão nas aldeias de origem e não podem descumprir a decisão judicial.