ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

SAMU completa um ano em Colniza

Data: Quarta-feira, 27/07/2011 00:00
Fonte: Da Assessoria/ Elvio Lopes

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, completou um ano de sua implantação em Colniza, período em que o transporte de pacientes no menor período de tempo possível do local do socorro para o atendimento hospitalar.

Segundo a coordenadora do SAMU, enfermeira Melissa da Silva Lopes Freitas, desde a implantação do serviço, acessado pelo telefone 192 pela população, foram prestados serviços de socorro rápido a centenas de pacientes, dos mais diversos locais da cidade ao Hospital Municipal André Maggi e também de transferências para outras localidades, como Juína e Cuiabá.

No período de junho de 2010 a junho de 2011, de acordo com relatório apresentado pela coordenadora, foram realizados 250 transportes de pacientes por atendimentos clínicos e 53 por acidentes de trânsito, os quais envolveram 42 motocicletas e sete veículos (automóveis, caminhonetes, caminhões e equipamento pesado (pá-carregadeira), que resultaram em três vítimas fatais no período.

O SAMU também realizou cinco socorros de vítimas feridas por arma branca (faca, punhal ou facão) e duas por arma de fogo e atendeu ocorrências em que não foi necessário o transporte de vítimas, por constatação de óbitos.

O Samu atendeu três vítimas de acidentes de trabalho; cinco vítimas de acidentes domésticos; sete vítimas de acidentes esportivos e três vítimas com acidentes com animais peçonhentos e seis ocorrências de envenenamento.

Também foram atendidos no período 22 transportes de pacientes por alterações de comportamento; 57 de pacientes em trabalho de parto (gestantes) e atendimento a cinco chamadas de pacientes em óbito, por paradas cardio-respiratórias (infarto).

As remoções registradas no período foram 20 transferências para o Aeroporto Municipal (para transporte aéreo até Cuiabá ou Juína); 26 transferências para Juína e 10 para Cuiabá e de sete pacientes que já haviam sido removidos por outros veículos dos locais da chamada.

As recusas de atendimento foram três e registradas ainda cinco chamadas falsas.

O SAMU é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência, criado pelo governo federal para reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o profissional regulador.

Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações e feita a avaliação sobre qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde ou providencia a remoção urgente para a unidade hospitalar.