ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Fiscais da Sema apreendem caminhão carregado de madeira em lasca sem Guia Florestal

Data: Terça-feira, 26/07/2011 00:00
Fonte: Odocumento

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Diretoria da Unidade Desconcentrada (DUD) do município de Juara (709 km a Médio Norte de Cuiabá), realizou na última sexta-feira (22.07), uma operação de fiscalização ambiental na região do Vale do Arinos, a ação tem a finalidade de coibir o transporte irregular de produtos vegetais nessa região.

Durante a operação, a equipe de fiscalização da Sema (DUD/Juara) apreendeu um veículo Ford, modelo F 600, carregado de madeira em lasca sem Guia Florestal (GF) - documento que autoriza o transporte do produto.

O motorista alegou desconhecer a necessidade da GF para transporte de produto vegetal e, não forneceu detalhes sobre a origem e o destino da carga. O condutor e a carga foram conduzidos pelos fiscais à Delegacia Civil de Juara para as providências.

Após a pesagem do produto os fiscais totalizaram 20 dúzias de lasca da espécie canela loura (Ocotea sp), o que corresponde a 6,5 estéreos (st). Os fiscais aplicaram multa no valor de R$ 1.950,00 (mil novecentos e cinqüenta reais).

Conforme o diretor da DUD/Juara, Joelson de Figueiredo Campos, “a fiscalização de transporte de produto florestal visa justamente coibir este tipo de prática, apesar do baixo volume apreendido, a ação contribui para inibir o transporte irregular de produto vegetal na região”.

GUIA FLORESTAL – A Guia Florestal é o instrumento de controle obrigatório utilizado por pessoas físicas e jurídicas na entrega, remessa, transporte, recebimento e estocagem ou armazenamento de matérias-primas, produtos e subprodutos florestais, madeireiros e não madeireiros, desde o local de extração ou beneficiamento até o seu destino final, sendo emitida pela Coordenadoria de Créditos de Recursos Florestais ( CCRF), vinculada a Superintendência de Gestão Florestal (SGF).