ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ibama aplica R$ 1,4 milhão em multas para carvoarias ilegais

Data: Segunda-feira, 25/07/2011 00:00
Fonte: Só Notícias/Karoline Kuhn

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargou, em Claudia (cerca de 90 Km de Sinop), carvoarias que agiam ilegalmente. Pelo menos seis autos de infração foram lavrados, gerando multas que passam de R$ 1,4 milhão. A fiscalização foi feita pelos agentes do Ibama com apoio da Polícia Militar Ambiental, durante 11 dias.

O objetivo foi fiscalizar carvoarias suspeitas de fraudar o sistema DOF (Documento de Origem Florestal). As empresas eram investigadas por movimentar volumes de carvão muito superiores à sua capacidade de produção. De acordo com assessoria, uma barreira foi feita na MT-243, entre Cláudia e Sinop, principal rota por onde passa o carvão produzido na região, com intenção de analisar a documentação do produto e, também, se o volume das cargas era correspondente ao que constava nas Guias Florestais (GF) emitidas pelas empresas.

Poucos caminhões passaram durante o período, sendo que dois acabaram apreendidos por irregularidades. O baixo volume de carvão transportado na rodovia aumentou ainda mais as suspeitas dos agentes do Ibama que, ao chegarem nas empresas, confirmaram que elas (todas legalizadas) geravam saldos virtuais de carvão para emitir GF e notas fiscais e, assim "esquentar" cargas sem origem legal. Com a documentação, o carvão ilegal saia de qualquer lugar.

Segundo a agente ambiental federal Márcia Auxiliadora da Silva, coordenadora da ação, muitas carvoarias tem todo o interesse em se legalizar para movimentar o sistema DOF (Documento de Origem Florestal), podendo assim, gerar GF e emitir nota fiscal. De acordo com a capacidade instalada, as carvoarias poderiam produzir 4,1 mil metros de carvão por mês, no entanto estavam declarando oito mil.

Em outra frente, na mesma região, o Ibama descobriu uma carvoaria clandestina, que vendia o produto sem comprovação de origem. Na localidade, foram apreendidos um caminhão e 750 sacas de carvão. Os fornos foram destruídos. O veículo foi recolhido ao pátio da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) de Sinop, onde estão armazenados todos os bens apreendidos pelas operações coordenadas pela Gerência Executiva do Ibama.

As carvoarias foram embargadas e bloqueadas no sistema DOF.