ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

OAB vai lançar selo de qualidade para faculdades até o fim do ano

Data: Sábado, 16/07/2011 00:00
Fonte: TERRA

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, anunciou nesta sexta-feira que será lançado até o final deste ano o Selo OAB, publicação que reunirá os nomes das instituições de ensino que apresentam índices satisfatórios de qualidade no ensino em Direito. O selo será resultado do cruzamento dos dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), divulgado no semestre passado, e os últimos resultados obtidos no Exame de Ordem.

"O selo de qualidade é um compromisso histórico da OAB de levar à sociedade uma referência confiável e organizada sobre as instituições de ensino que se mostram compromissadas com a oferta de um ensino em Direito sério e de qualidade", afirmou Ophir Cavalcante, garantindo que o selo não se trata de um ranking. "Nosso objetivo não é desqualificar qualquer faculdade que não esteja na lista, mas estimular as instituições de ensino que não alcançaram o selo de qualidade para que tudo façam para alcançá-lo na próxima edição".

De acordo com Cavalcante, os estudos para a divulgação do Selo OAB estão em fase avançada em uma comissão especial criada especificamente para cuidar da publicação. A comissão é presidida pelo advogado Rodolfo Hans Geller e integrada pelos advogados e conselheiros federais Walter de Agra Junior, Manoel Bonfim Furtado Correia, Ademar Pereira e Álvaro Melo Filho.

Reprovação

No começo do mês a OAB divulgou os dados sobre as reprovações no último exame. Segundo a entidade, 88,275% dos 106.891 bacharéis em Direito inscritos foram reprovados. Do total de candidatos, apenas 12.534 garantiram a aprovação. Os dados mostram ainda que 90 instituções de ensino superior de todo o País não aprovaram nenhum aluno. Veja aqui a listagem completa com o desepenho das instituições.