ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Juina: Parceria entre Senai-MT e Amanco oferece cursos gratuitos para população de baixa-renda

Data: Sexta-feira, 15/07/2011 00:00
Fonte: SENAI

Para comemorar os resultados da parceria que promove qualificação de mão de obra na área da construção em Mato Grosso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e a indústria Amanco realizaram ontem (14/07), às 19h30, uma cerimônia para entrega de um kit didático (baú com equipamentos, ferramentas e materiais) do curso instalador hidráulico. O evento ocorreu na Escola Senai da Construção, localizada no Distrito Industrial de Cuiabá, e contou com a presença de estudantes, gestores e empregados do Senai-MT e da Amanco.

Desde 2010, já foram qualificadas 589 pessoas em Mato Grosso pela parceria. Os cursos ocorrem na Escola Senai da Construção, em Cuiabá, e também nas unidades de Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Juína e Cáceres. Todos são oferecidos gratuitamente à população, sendo necessário ter idade mínima de 18 anos, apresentar autodeclaração de baixa-renda e/ou desemprego, além de cópias dos documentos pessoais e comprovante de residência. Neste ano, já matricularam-se 320 estudantes e estão previstas abertura de mais 160 vagas gratuitas.

"O Senai-MT está entre os Departamentos Regionais do Senai com melhores resultados na parceria com a Amanco. Somos um dos seis que apresentou maior número de estudantes qualificados em 2010, e hoje seremos premiados com o recebimento do kit didático. Para nós, este desempenho é de suma importância, principalmente porque demonstra nossos esforços em qualificar mão de obra para a área da construção", destaca o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo.

Ele acrescenta que o apoio da Amanco fortalece a atuação institucional e contribui decisivamente para o atendimento regional às indústrias da construção, uma vez que a empresa é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de tubos e conexões, e, consequentemente, traz sua expertise para as salas de aulas do Senai. No curso instalador hidráulico, por exemplo, além das fases de planejamento e instalação de sistemas hidráulicos, os alunos também aprendem tópicos sobre as tecnologias usadas pela Amanco, como a resina presente nos materiais para conduzir água quente sem afetar a durabilidade dos produtos.

O kit didático que foi entregue ontem é cedido pelo Departamento Nacional do Senai e a indústria Amanco, que são parceiros há três anos. Para 2011, a meta de qualificação no país é de 9.600 pessoas. Além de Mato Grosso, os outros estados premiados são Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Sul, Amazonas e Mato Grosso do Sul. Um dos diferenciais do uso de kits didáticos é a maior flexibilidade na oferta dos cursos, uma vez que os baús são móveis e possibilita que as qualificações sejam realizadas em localidades distantes ou dentro das empresas, sem comprometer a qualidade do ensino.