ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Justiça anula decisão da Unemat e manda empossar coordenadora

Data: Sexta-feira, 15/07/2011 00:00
Fonte: 24 Horas News

O juiz Wanger Plaza Machado Junior, de Juara, anulou a eleição para coordenador do Campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e determinou a posse em  da professora Lizanil Patrocinio Pereira, em substituição a Cleuza Regina Balan Taborda, que está no cargo desde o inicio da atividades da instituição de ensino em Juara. O magistrado julgou procedente o pedido de liminar do Ministério Público, anulando a decisão do Conselho Administrativo do Conselho Universitário da Unemat e determinou ao reitor Adriano Silva a posse da substituta.

A eleição para a escolha da nova Diretora da Unidade Regionalizada Político-Pedagógica e Financeiro do Campus de Juara, aconteceu no dia 9 de dezembro de 2010. Disputaram o cargo  Cleuza Regina Balan Taborda, candidata a reeleição e Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira. A eleição teve 284 votantes, sendo 262 alunos e 22 funcionários. Cleuza Regina obteve 114 votos, somando 40,40% do total dos votos válidos e Lisanil Patrocínio 169 sufrágios, totalizando 59,60% dos votos válidos, vencendo assim a eleição com uma diferença de 19,20% do total de votantes.

Mesmo derrotada nas urnas, Cleuza Regina Balan Taborda, recorreu ao Conselho Universitário  sob a alegação de que os votos da eleitora Dircineide Formigoni, que é servidora do município de Juara, mas está cedida para o Campus da UNEMAT de Juara, não havia sido computado.

O Consuni decidiiu  aceitar o recurso, determinando que a Comissão Eleitoral reconsiderasse a decisão e validasse o voto, com base no edital da eleição que garantia a servidores cedidos para a Unemat, o direito ao voto. A determinação foi acatada e Cleuza Regina Balan Taborda foi considerada reeleita e continuou no cargo, em detrimento de Lisanil. Dircineide havia declarado o voto favorável à Cleuza e ainda possuía um diferencial pela proporcionalidade, o que daria a vitória para a candidata a reeleição.