ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Avião cai perto de aeroporto em Cáceres; três pessoas ficam feridas

Data: Sexta-feira, 15/07/2011 00:00
Fonte: Sinézio Alcântara de Cáceres

Um avião com três passageiros fez uma aterrissagem forçada na manhã desta quinta-feira, em Cáceres. O acidente ocorreu às 7h30 na fazenda Santa Helena dos Olhos D água, comunidade do Carrapatinho, próximo a pista do aeroporto Nelson Dantas.  Ninguém se feriu com maior gravidade. Uma cerca de arame evitou a tragédia. Descontrolada, ao chegar ao solo, à aeronave arrebentou a cerca, bateu uma das asas em um toco, amortecendo a queda.  Mesmo assim, a asa esquerda e algumas peças foram arrancadas da estrutura do avião. É o segundo acidente aeronáutico que acontece nessa localidade há menos de três anos.

“Quando vi que ia cair, avistei esse campo e tentei aterrissar. Não havia outra coisa a fazer” afirmou o piloto Luciano Jung, 25 anos. O monomotor, prefixo PT-NJC pertence à empresa Friomax, do Rio Grande do Sul. Conforme o proprietário que também estava na aeronave, o grupo estava na região a trabalho. Eles teriam feito uma visita ao laticínio Vencedor, no município de São José dos IV Marcos. “Fizemos contados no laticínio. E, estávamos fazendo a viagem de volta quando o avião deu a pane” conta o empresário Jerson Borstel, 42 anos.

Ao chegar ao local do acidente, os bombeiros foram informados que uma caminhonete teria chegado antes e, os ocupantes, retirado alguns objetos do interior do avião. Informação que foi negada pelo empresário. Moradores contam que, o a aeronave voava rasante e foi perdendo força até cair. “Eu vi que ele vinha descendo. Depois só ouvi um estrondo. Foi como um tiro de canhão” lembra a moradora Maria Leocádia. Borstel informou que o avião havia passado por uma reforma há menos de 10 dias. E, que essa, tinha sido a terceira viagem que fazia após a reforma.

“O avião passou por uma reforma recentemente. Estava em perfeito estado. Essa era a terceira viagem depois da reforma” garante afirmando que já comunicou o ocorrido aos órgãos competentes. “O susto foi muito grande. Graças a Deus que não aconteceu nada grave” diz Eusébio Smaniotto, contador da empresa. Esse foi o segundo acidente aeronáutico ocorrido, em menos de três anos, nessa localidade. Em 2009, o monomotor do pecuarista João Ladeia, caiu minutos depois de decolar da pista do aeroporto localizado há poucos quilômetros do local. Ladeia, morreu no ano seguinte em razão das sequelas provocadas pela queda.