ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Santos conquista o título paulista e consagra futebol arte

Data: Segunda-feira, 03/05/2010 00:00
Fonte:

Fonte:R7

Por pouco o time do Santos de 2010 não se transformou neste domingo (2) na “nova seleção de 1982”, mas, mesmo perdendo para o Santo André por 3 a 2 no Pacaembu, conquistou o seu 18º título do Campeonato Paulista e consagrou o futebol arte de Neymar, Robinho e Paulo Henrique Ganso.
 
Surpreendido por um gol no começo da partida, o Santos viu seus jogadores mais experientes perderem a cabeça. Léo e Marquinhos foram expulsos ainda no primeiro tempo, o que complicou muito a partida para o time da Vila Belmiro. Pelo lado do Santo André, Nunes também tomou cartão vermelho ainda na primeira etapa.

No segundo tempo, Roberto Brum também foi expulso pelo Peixe, que se salvou em dois lances cruciais: uma bola que Arouca tirou em cima da linha e um chute de Rodriguinho na trave aos 44min do segundo tempo.

O jogo começou de forma surpreendente para o Santos. Com pouco mais de 30 segundos, Branquinho deu um grande passe para Cicinho, que passou pelo goleiro Felipe e cruzou para Nunes, livre, fazer 1 a 0 para o Santo André.

O gol no início do jogo assustou o Santos e deixou o jogo mais “pegado” e, consequentemente, violento, com faltas e o primeiro cartão amarelo por falta dura. O Peixe, ainda com o mesmo número de jogadores em campo, não esqueceu sua habilidade e empatou com um golaço.

Aos 7min, Robinho deu um passe lindo de “letra” para Neymar, que deixou três adversários no chão, inclusive o goleiro Júlio César, e tocou firme para o gol, empatando o jogo.

A partida era muito movimentada. Antes mesmo de fazer o segundo, o Santo André quase marcou por duas vezes. Na primeira, aos 16min, Branquinho cortou para o meio e bateu de esquerda na trave. No minuto seguinte, Carlinhos recebeu na esquerda e cruzou para Rodriguinho marcar de cabeça, mas a assistente Maria Eliza Correia Barbosa equivocadamente apontou impedimento antes do cruzamento.
 
A pressão do Santo André era grande e o time fez 2 a 1 aos 19min. Bruno César cobrou escanteio e Alê subiu para marcar de cabeça.

Confira imagens da comemoração dos santistas   

A partir daí, a correria do jogo se transformou em violência. E o beneficiado, no final, foi o Santo André. Aos 22min, Léo e Nunes se desentenderam em campo e foram expulsos. Antes do próximo cartão vermelho, o Santos empatou em outro golaço.

Aos 32min, Robinho tocou para Ganso, que passou de calcanhar para Neymar fazer mais um bonito gol.

Depois disso, o experiente Marquinhos perdeu a cabeça e fez falta dura em Branquinho, sendo expulso sem mesmo ter tomado cartão amarelo. Com espaço, o Santo André voltou à frente aos 44min. Bruno César passou para Carlinhos, que encontrou novamente Branquinho. O meia tocou com categoria na saída de Felipe: 3 a 2.
 
Mesmo com um a menos e muitos espaços abertos na defesa, Dorival Júnior decidiu não mexer no intervalo, confiando na raça do volante Arouca para segurar o time do Santo André. Embora o Peixe não tenha abdicado do ataque no início da etapa final, quem quase marcou foi o Ramalhão.

Aos 5min, Rodriguinho recebeu passe na entrada da área, driblou o goleiro Felipe e chutou para o gol, mas Arouca teve tempo de interceptar a bola antes de ela entrar e chutou para longe.

A partir daí, o Santo André passou a ter mais dificuldade em chegar na frente, pois o Peixe escolheu a tática de tocar a bola. Aos 16min, Dorival tirou Robinho e colocou o atacante André. No Santo André, Branquinho saiu para a entrada de Rodrigão, aos 22min.

A vantagem numérica do Santo André não se transformava em grandes chances de gol. Dorival tirou Neymar e André no decorrer do segundo tempo, e a situação do Peixe piorou quando Roberto Brum foi expulso aos 38min.

Aos 44min, o Santo André quase fez o gol do título. Rodriguinho desviou cruzamento perto da pequena área e a bola pegou na trave. Estava ali decidido o título do Santos, após um sufoco inimaginável em um jogo que entrou para a história.