ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã: Dia Mundial do Diabético, enfermeira esclarece duvidas sobre a doença

Data: Terça-feira, 28/06/2011 00:00
Fonte: TOPNEWS

Redação:Topnews/ Edson Prates

O aumento do sedentarismo e a piora na qualidade da alimentação têm sido as principais causas do aumento do diabetes no Brasil. O dado foi divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde. O maior consumo de produtos industrializados, com maior teor de açúcar, aumenta a glicose no sangue e provoca a doença. O crescimento da obesidade facilita o aparecimento da doença, que segundo o Ministério da Saúde, é a terceira causa de morte no país.

A enfermeira Maria Pinheiro esclarece algumas dúvidas sobre a doença. “O diabetes é uma doença metabólica causada por níveis elevados de glicose no sangue, chamada de hiperglicemia, é o resultado de defeitos na secreção da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que controla os níveis de glicose no sangue”.

As causas da doença segundo a enfermeira podem ser resumidas em hereditariedade e o consumo elevado de açúcar.

De acordo com a profissional da saúde, existem dois tipos de classificação da doença:
O tipo I, conhecido como insulinodependente, ou seja, o diabetes juvenil que atinge pessoas menores de trinta anos e tem como característica a perda de peso acentuada.
E o tipo II, chamado de insulino não-dependente que atinge pessoas acima de trinta anos e pode ser controlado pela alimentação e outras formas de tratamento.
“As manifestações clínicas da doença ocorrem através da poliúria, neste caso a pessoa urina várias vezes durante o dia, da polidipisia que é o aumento da sede e a polifagia que se dá através do aumento do apetite. A fadiga, fraqueza, péle seca, formigamento dos pés e das mãos, além da cicatrização lenta de lesões, também são algumas das manifestações do diabetes”. Destacou Maria Pinheiro.
A enfermeira alertou ainda para os cuidados que devem ser tomados no tratamento da doença. “O principal é o controle dos níveis de glicose através de um exame de glicemia no sangue, onde o ideal é que esteja entre 70 e 100. Mas a dieta equilibrada com a diminuição de carboidratos ou açúcares, os exercícios físicos que diminuem os riscos de doenças cardiovasculares e os remédios como a insulina, também ajudam no tratamento do diabetes”. Concluiu a enfermeira.

Os exames para o controle do diabetes são oferecidos na rede pública pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para todos os interessados.