ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Três delegados investigam denúncias de superfaturamento de máquinas

Data: Sexta-feira, 30/04/2010 00:00
Fonte:

Fonte:gazeta

Três delegados foram designados pela Polícia Civil para apurar denúncias de fraude em licitações e desvios de recursos no programa "Mato Grosso 100% Equipado". Eles vão interrogar todos os envolvidos no escândalo que teria provocado prejuízo de R$ 25,6 milhões nos cofres públicos a partir da compra de 605 caminhões e máquinas para os municípios mato-grossenses. A oitiva começa na segunda-feira (3) com depoimento de 2 servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

Titular da Delegacia Fazendária, setor da Polícia Civil que apura crimes contra o patrimônio público, a delegada Lusia de Fátima Machado, ficará responsável pelo inquérito juntamente com os delegados Wilton Massao Ohara e Lindomar Costa. A previsão inicial é que as investigações levem pelo menos 30 dias, mas o prazo pode ser prorrogado.

De acordo com a delegada Lusia, as pessoas envolvidas na investigação devem ser ouvidas a partir de segunda-feira e é bem provável que sejam feitos inicialmente os interrogatórios sugeridos pela promotora de Justiça Ana Cristina Bardusco. Ela foi a responsável por pedir em nome do Ministério Público Estadual (MPE) a instauração de um inquérito policial para apurar o caso.

A Delegacia Fazendária ainda não agendou todas as oitivas porque começou a investigar o caso ontem, quando foi solicitada informação da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) sobre as licitações realizadas em forma de pregão presencial e registrada com números 87/2009 e 88/2009 para compra das máquinas e caminhões.

Segundo Lusia, os primeiros a serem ouvidos devem ser dois servidores da Sinfra: Alexandre Corrêa de Mello, secretário-adjunto de Transportes, e Valter Antônio Sampaio, superintendente de Manutenção e Operações de Rodovias. Também serão ouvidos os sócios das empresas que venderam o maquinário por R$ 241 milhões a partir de financiamento feito pelo Estado em nome dos municípios junto ao BNDES.

A delegacia quer informações da Sefaz sobre a aquisições de máquinas para as prefeituras já que a auditoria, realizada por determinação do então governador Blairo Maggi (PR), teria informações basicamente sobre a aquisição de caminhões.