ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

CPI: Dilmar quer visitar PCHs irregulares em MT

Data: Quarta-feira, 22/06/2011 00:00
Fonte: pnbonline

Ainda esta semana o deputado estadual e relator da CPI das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), Dilmar Dal’Bosco (DEM) irá solicitar aos membros da Comissão que um requerimento de visita aos locais que compreendem as PCHs investigadas seja feito pela Assembleia Legislativa (AL/MT). A declaração foi dada durante entrevista à Rádio CBN Cuiabá - AM 590.
“Quero ir ao local para registrar imagens e, além disso, quando este material estiver pronto, realizar uma reunião entre as pessoas que denunciaram as irregularidades e o secretário Estadual de Meio Ambiente (Sema), Alexander Maia, para por a limpo todas as informações, como também dar oportunidade a todos para se explicarem”, informou Dilmar, que declarou ainda que o promotor de Justiça em Defesa do Meio Ambiente, Domingos Sávio, já declarou que irá comparecer nas reuniões e acompanhar os trabalhos da CPI.

Em relação ao andamento das atividades, Dilmar informou que os 11 processos requisitados pela Comissão junto a Sema, para que fossem analisados, apresentaram alguma irregularidade. “Todos apresentaram falhas e isso não é normal. Tivemos processos com erros referentes a documentação como também irregularidades que ferem a legislação ambiental”, disse.

Entre os processos que apresentaram erros, estão os das hidrelétricas Nhandú e Rochedo, que ficam no Parque Estadual Cristalino. O proprietário de ambas apresentou documentação falsa para conseguir se instalar no local. A fraude foi descoberta na última sexta-feira (17) pelo Ministério Público Estadual. Mesmo com documentação fraudada, as duas PCHs conseguiram licenças na Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
“Espero que os trabalhos que estamos desenvolvendo com a CPI sirvam para mostrar a todos que os procedimentos não necessitam ser construídos por meio de fraudes. Espero que a Sema não cometa mais as irregularidades que já conferimos ter nos processos”, afirmou.

Sobre a instalação de PCHs na região do Pantanal, Dilmar informou que já apresentou um projeto de Lei, junto a Assembleia Legislativa, que proíbe a criação de pequenas centrais na região pantaneira de Mato Grosso. O deputado disse ainda que muitos já criticaram a intenção.