ARIPUANÃ, Quarta-feira, 24/04/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã: Grupo Guaçu da inicio a construção de Termoelétrica no município

Data: Terça-feira, 21/06/2011 00:00
Fonte: TOPNEWS

Redação e fotos: Topnews/ Luciana Lima e Rodrigo Penteado

Preservar a Vida e o Meio Ambiente, um dilema entre ambientalistas e empreendedores. O setor madeireiro de Aripuanã, por longos anos ficou na lista dos maiores poluidores do município devido o não reaproveitamento da matéria.

Após pesquisas, o prefeito municipal Carlos Roberto Torremocha (DEM) conheceu o Grupo Guaçu Geração de Energia que iria se instalar em Mato Grosso do Sul. Através de negociações entre o prefeito, setor madeireiro e representantes do Grupo Guaçu firmou-se a vinda do empreendimento ao município. O assunto foi discutido em audiência pública realizada em março deste ano no Centro de Educação Continuada Dardanelos. Durante o evento, foi apresentado o projeto do empreendimento, com plantas, localização, impacto ambiental e socioeconômico.

Segundo Paulo Sergio Formigone, diretor presidente do grupo Guaçu Geração de Energia, o prefeito Carlos Roberto Torremocha foi o principal responsável para a instalação da termoelétrica em Aripuanã. “O empreendimento seria implantado em Mato Grosso do Sul, mas o prefeito destacou que o município oferece uma grande quantidade de matéria prima e enfrenta hoje um problema de âmbito ambiental e social com os resíduos produzidos pelo setor madeireiro” afirmou Formigone.

O prefeito cedeu ao empreendimento o aterro, isenção de impostos na fase de construção visando à geração de novos empregos e renda para o município. E disse que Aripuanã esta com quase 100% dos resíduos das madeireiras legalizadas, “é um sonho que Aripuanã tinha e hoje esta realizado, porque a partir de hoje começa uma nova etapa do setor madeireiro onde estava tachado em poluir. Além de reciclar, esta gerando energia e principalmente emprego sendo 200 diretos na fase de construção e 80 na fase de geração de energia”.


Fabiana Aguilar presidente do sindicato dos madeireiros de Aripuanã, feliz pela conquista disse que hoje 100% do lixo de Aripuanã esta resolvido com a instalação da Termoelétrica, graças ao incentivo da prefeitura com apoio do sindicato e da empresa. Sendo projeto modelo para o Estado, tornando a primeira Usina de resíduos sólidos da madeira.

As obras iniciam-se dentro de 15 dias e a inauguração será em julho de 2012, com funcionamento da obra. De acordo com o presidente do Grupo os resíduos já poderão ser depositados no local da instalação, próximo ao aeroporto.