ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

TRE retotaliza votos e confirma Leitão deputado federal

Data: Sexta-feira, 17/06/2011 00:00
Fonte: Só Notícias/Editoria com Tania Rauber, de Cuiabá (foto:Só Notícias/Cleverton N.)

O TRE acaba de fazer a recontagem de votos para deputado federal e o presidente estadual do PSDB, Nilson Leitão, é considerado deputado federal eleito. O deputado Saguas Moraes (PT), que está no exercício do mandato, passa para 1º suplente. Agora, o tribunal deve emitir o diploma Leitão na próxima 3ª feira e, com isto, ele deve ser empossado na Câmara dos Deputados. Conforme Só Notícias antecipou, o presidente Rui Ramos decidiu colocar em apreciação dos magistrados, na sessão, o edital prevendo a retotalização dos votos, que foi aceita por unanimidade pelos integrantes do pleno.

A recontagem é consequência da decisão do TSE de tornar válidos os votos do suplente de deputado federal Willian Dias (PTB), que concorreu sob júdice. Os mais de 2 mil votos de Willian causaram mudanças no coeficiene eleitoral porque Willian estava na mesma coligação de Leitão. Com isto, a coligação PSDB-DEM-PTB fez 158.669 elegendo dois deputados - Julio Campos e Nilson Leitão. A coligação de Saguas totalizou com 157.626

A saída de Saguas deixa o PT de Mato Grosso sem representante na Câmara dos Deputados. Agora, Sinop passa a ter dois deputados federais - Roberto Dorner (primeiro suplente) está no exercício do mandato ocupando a vaga de Pedro Henry. É a primeira vez que a maior cidade do Nortão passa a ter dois parlamentares federais.

Esta foi a segunda retotalização de votos para federal, desde o dia 3 de outubro. Na primeira, Pedro Henry (PP), que havia concorrido sob júdice, conseguiu ter votos validados e foi considerado eleito. Devido a esta decisão, Leitão, que no dia da eleição constava como eleito, caiu para 1º suplente.