ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Silval: 'Me arrependo por tudo; estou colaborando com a Justiça'

Ex-governador iniciou um conjunto de depoimento na CGE sobre esquema de empresas

Data: Segunda-feira, 15/01/2018 00:00
Fonte: MÍDIA NEWS/ DOUGLAS TRIELLI E CAMILA RIBEIRO

Alair Ribeiro/MidiaNews

O ex-governador Silval Barbosa, ao deixar CGE nesta segunda-feira (15)

 

O ex-governador Silval Barbosa afirmou, nesta segunda-feira (15), que se arrepende de todos os atos de corrupção que cometeu enquanto foi chefe do Executivo, entre 2010 e 2014.

 

A declaração foi dada em uma rápida entrevista na porta da Controladoria Geral do Estado (CGE), em Cuiabá, após prestar depoimento sobre o envolvimento de cerca de 100 empresas em esquemas de pagamento de propina em sua gestão.

 

“Tudo que foi feito de errado, tenho me retratado. Lógico, me arrependendo por tudo. Mas tudo que fiz e porque fiz, estou colaborando com a Justiça”, afirmou à imprensa.

 

Tudo que foi feito de errado, tenho me retratado. Lógico, me arrependendo por tudo

 

Silval também desconversou sobre recente decisão da juíza Selma Arruda, da Vara Contra o Crime Organizado da Capital, que negou o pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que sua pena fosse reduzida em dois terços na ação penal derivada da 1ª fase da Operação Sodoma.

 

Em sentença, a magistrada decidiu reduzir apenas um terço da punição, em razão de Silval ter sido “pouco sincero” em sua confissão, condenando o político a 13 anos e sete meses de prisão por organização criminosa, concussão e lavagem de dinheiro.

 

“Decisão judicial... São eles que comandam”, resumiu, entrando, em seguida, em seu carro e deixando a sede da CGE.

 

Depoimento

 

Em razão do sigilo das investigações, o ex-governador também não revelou o conteúdo de seu depoimento nesta segunda.

 

Sabe-se que Silval falará, durante esta semana, sobre empresas que são alvos de várias auditorias abertas a pedido do governador Pedro Taques (PSDB) para apurar eventuais prejuízos aos cofres públicos por atos da antiga gestão.

 

Em outubro do ano passado, a CGE revelou que detectou um rombo de R$ 1,03 bilhão em contratos da administração passada.

 

Os depoimentos seguem até quinta-feira (18). 

 

“Meu depoimento aqui está sob sigilo. Eles pediram. É sigiloso, está em fase de investigação, por isso não posso falar nada”, disse.