ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Empaer e produtores realizam Dia Especial da cultura do feijoeiro na agricultura familiar

Data: Quinta-feira, 16/06/2011 00:00
Fonte: Odocumento

Com o objetivo de diminuir o custo de produção, aumentar a área plantada e produtividade foi realizado na região Noroeste do Estado de Mato Grosso, no município de Colniza (1.065 km de Cuiabá), o Dia Especial da cultura do feijoeiro na agricultura familiar com a apresentação de Unidades Demonstrativas (UD) e plantio de sete cultivares de feijão. Este é um trabalho de integração da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão rural (Empaer), produtor e parceiros. O evento contou com a participação de 25 produtores da região que estão produzindo para subsistência e comercializando os excedentes.

O Dia Especial aconteceu na comunidade Linha trinta e dois, no sítio Vida Nova, do produtor rural, Luiz Carlos Mendes, que mostrou o desenvolvimento das cultivares, Jalo Precoce, BRS Campeiro, BRS Grafite, BRS Pitanga, BRS Valente, BRS Estilo e BRS Pérola. O técnico agropecuário da Empaer, Reginaldo da Silva Gonçalves, fala que as cultivares que mais destacaram foram: BRS Pérola, BRS Campeiro e Jalo Precoce. “O consumo do feijão preto, e feijão do grupo Carioca predomina na região”, desta Reginaldo.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Colniza, a agricultura familiar produz 500 toneladas de feijoeiro comum por ano, numa área de um mil hectares. A agricultura familiar participa com 15% da produção de feijão, produzindo em torno de 10 mil toneladas. A cultura no Estado ocupa uma área de 50 mil hectares, com uma produção de 79 mil toneladas e produtividade média de 1.600 quilos por hectare. Reginaldo Lembra que na safra 2008/2009, a produção foi de 282 mil quilos, considerada uma boa safra. Segundo ele, a expectativa para este ano é dobrar a produção.

No município foram instaladas três Unidades Demonstrativas com orientações sobre época de plantio, espaçamento, tratamento de sementes, controle de pragas e doenças. O pesquisador da Empaer, Valter Martins de Almeida, esclarece que estão orientando os produtores na utilização de boas práticas agrícolas na recuperação da fertilidade dos solos já cultivados e manejo da cultura. Segundo Martins, é importante que o produtor avalie os resultados da produção do feijão, acompanhando na lavoura a produtividade, qualidade culinária, resistência às doenças, arquitetura de plantas, ciclo vegetativo, época de semeadura e outros.

Foram instaladas vinte unidades de feijoeiro comum para a agricultura familiar em treze municípios do Estado. Foi disponibilizado para a semeadura 15 cultivares de feijão dos grupos comerciais carioca, preto, roxo, mulatinho e manteigão. Todas as cultivares são oriundas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Martins ressalta que o objetivo do trabalho é a recomendação de novas cultivares e a transferência de tecnologia.

O Dia Especial contou com a participação do supervisor Regional, Neucir Luiz Paravisi, técnica em economia doméstica, Conceição Santana Ribeiro, produtores e autoridades. O evento foi realizado no 11 de junho, com o apoio da Embrapa Arroz e Feijão, Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), prefeitura municipal de Colniza e Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fundaper).