ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Juína sediou Encontro de Comunidades Eclesiais de Base

Data: Quinta-feira, 16/06/2011 00:00
Fonte: Marcelo Guedes/Metropolitana FM

A Diocese de Juína recebeu nesse final de semana fiéis católicos de todas as Dioceses do Estado de Mato Grosso para o Encontro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Aproximadamente 1200 pessoas participaram, nos dias 10 a 12 de Junho, do 12º Encontro Regional foi organizado pelo Regional Oeste 2 da CNBB (Mato Grosso) juntamente com bispo responsável pelas CEBs do Regional, dom Neri José Tondello. O tema do encontro foi “CEBs Justiça e Profecia a Serviço da Vida”, e o lema: “A Palavra de Deus é Nossa Força e Luz”.

O Bispo Dom Neri, da Diocese de Juína conversou com a reportagem da Rádio Metropolitana FM e falou da satisfação em recepcionar tantas pessoas. "Creio que para a Diocese de Juína e a nossa região noroeste é um momento importante porque o estado de Mato Grosso todo ele está voltado este momento que é um momento sempre de estudo e análise de conjuntura de nossa sociedade", disse.

Ao final do encontro, os participantes redigiram uma carta, na qual dizem olhar a realidade em que vivemos, “descobrimos que existem duas procissões a caminho: a procissão da vida e a procissão da morte.

Nesta constatamos sinais que desafiam nossa caminhada: o aquecimento global do planeta que ameaça a vida; mega projetos de infraestrutura e o agronegócio que contribuem para a destruição dos biomas do Cerrado, Pantanal e Amazônia; os gritos em defesa da vida, da natureza, da justiça social, dos direitos humanos, pela paz, contra a violência em todas as suas expressões”.

Leia abaixo a íntegra da mensagem do Regional Oeste 2 pelo encontro das CEBs.

Carta dos Participantes do XII Encontro Regional das CEBs

CNBB – Regional Oeste 2

“Deus nos dá a graça de começar, nos dá a graça de continuar. A graça das graças é não desanimar nunca” (Dom Helder Câmara).

Estimadas irmãs e irmãos da caminhada das comunidades da Igreja de Mato Grosso!

Nós, participantes, do XII Encontro Regional das CEBs, vindos das dioceses e prelazias do estado de Mato Grosso e de outros estados brasileiros, num total de 1.200 pessoas, aproximadamente, juntamente com Dom Neri José Tondello, bispo responsável pelas CEBs do Regional Oeste 02 da CNBB, reunimo-nos na diocese de Juína, nos dias 10 a 12 de junho de 2011, para refletirmos o tema: “CEBs Justiça e Profecia a Serviço da Vida”, inspirados no lema “A Palavra de Deus é Nossa Força e Luz”.

Neste espírito de alegria e motivados pela força da Palavra que forma comunidades, fazemos chegar a toda Igreja do Mato Grosso e do Brasil a Boa Nova do Reino.

Olhando a realidade em que vivemos, descobrimos que existem duas procissões a caminho: a procissão da vida e a procissão da morte. Nesta constatamos sinais que desafiam nossa caminhada: o aquecimento global do planeta que ameaça a vida; mega projetos de infraestrutura e o agronegócio que contribuem para a destruição dos biomas do Cerrado, Pantanal e Amazônia; os gritos em defesa da vida, da natureza, da justiça social, dos direitos humanos, pela paz, contra a violência em todas as suas expressões.

Iluminados pela fé bíblico-profética, à luz da Palavra de Deus, “Nossa Força e Luz”, e por tudo o que vivenciamos nestes dias de experiências trazidas de nossas diferentes realidades eclesiais e lutas populares nos faz sentirmos ainda mais desafiados a sermos ousados em nossa ação transformadora dessa realidade tão inquietante, na perspectiva de que um novo mundo é possível. Entendendo que a missão das CEBS, hoje, deve vivenciar a espiritualidade libertadora, reafirmamos nosso compromisso de articular fé e vida (cf. DA 172 a 179), engajando-nos nas lutas de transformação da sociedade, nos movimentos populares e anunciando como discípulos/as, missionários/as, a Boa Nova de Jesus Cristo, irmão e amigo dos que caminham na esperança do Reino.

Em clima de celebração, vivenciando a esperança e a alegria, alimentados pelo testemunho dos mártires da caminhada, convidamos as CEBs a assumir os seguintes compromissos concretos: Promover a formação e capacitação de lideranças, crianças, jovens e adultos, numa perspectiva humana e ecológica, fundamentada na Espiritualidade encarnada, iluminada pela Palavra de Deus; Promover a leitura orante da Palavra de Deus em grupos de reflexão, na família e na comunidade, valorizando a família como um lugar de cuidado; Fortalecer a Democracia, articulando-se eticamente com os movimentos sociais, populares, organizações, sindicatos, associações, conselhos municipais, conferências, audiências públicas, câmaras municipais; Incentivar a participação dos jovens na proposição de projetos para a Igreja e para a sociedade; Educar as crianças para uma vida participativa; Participar da discussão e da proposição das políticas públicas; Defender o meio ambiente.

Neste dia em que celebramos a festa de Pentecostes, revestidos da força do Espírito Santo, com as bênçãos do Sagrado Coração de Jesus, em plena comunhão com o Deus da Vida, e com  a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, a mãe dos pobres, somos  enviados(as) para a missão. Amém, Axé, Auere, Aleluia!

Participantes do XII Encontro Regional das CEBs
Juína, 12 de junho de 2011.

CNBB