NOTÍCIAS

Maluf passou a noite em cela de 12 metros quadrados na PF de SP

Ele está preso em uma cela com móveis de concreto: um beliche, uma mesa e um banco.

21/12/2017
Fonte: Por Tatiana Santiago, G1 SP, São Paulo
 
 
Maluf será transferido para ala de idosos da prisão

Maluf será transferido para ala de idosos da prisão

 

O deputado federal Paulo Maluf (PP) passou a noite sozinho em uma cela, de cerca de 12 metros quadrados, da Polícia Federal em São Paulo, na Lapa, na Zona Oeste de São Paulo. Ele está na mesma ala carcerária dos irmãos Wesley e Joesley Batista, no terceiro andar.

 

O ex-prefeito de São Paulo está preso em uma cela com móveis de concreto: um beliche, uma mesa e um banco. A cela também possui um vaso sanitário e um chuveiro. Por enquanto, Maluf não pode receber visitas de familiares, apenas dos advogados.

 

Às 8h ele recebeu o café da manhã e às 10h teria direito ao banho de sol. No entanto, como chove em São Paulo, não há confirmação que ele tenha saído da cela. Apesar de estar sozinho em uma cela, Maluf tem acesso as áreas comuns, de livre circulação, onde tem contato com outros detentos.

 

De acordo com os defensores, ainda não saiu uma definição sobre a transferência para o CDP da Papuda no Distrito Federal.

 

 
Cela em que Maluf passou a noite tem 12 metros quadrados (Foto: Reprodução/TV Globo)Cela em que Maluf passou a noite tem 12 metros quadrados (Foto: Reprodução/TV Globo)

Cela em que Maluf passou a noite tem 12 metros quadrados (Foto: Reprodução/TV Globo)

 

Prisão

 

Maluf se entregou na quarta-feira (20), um dia após o STF determinar o início do cumprimento da pena 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão. Maluf aguarda transferência para Brasília, ainda sem data definida para acontecer.

 

 

A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal determinou na tarde de quarta que a pena será cumprida em um presídio do Complexo da Papuda, em Brasília, em ala para idosos.

 

A defesa de Maluf entrou com uma petição para que a ordem que determinou o cumprimento da pena seja suspensa. Os advogados solicitam que o deputado tenha, ao menos, o benefício da prisão domiciliar. Eles citam a idade de Maluf - 86 anos - e doenças que o deputado teria, como câncer de próstata, problema cardíaco e hérnia de disco.

 

 
Maluf fez exame de corpo de delito no IML da Vila Leopoldina, em São Paulo (Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo)

Maluf fez exame de corpo de delito no IML da Vila Leopoldina, em São Paulo (Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo)

 

Na terça-feira (19), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o "imediato início" do cumprimento da pena imposta pelo tribunal por desvios praticados por Maluf na Prefeitura de São Paulo.

 

O Centro de Detenção Provisória de Brasília deve informar em 48 horas se tem condições de prestar a assistência médica de que necessita o sentenciado.

 

O advogado de Maluf, Antônio Carlos de Almeida Castro, disse que a decisão é "positiva". "Consideramos a decisão positiva pois o bloco V tem condições razoáveis e é melhor do que o sistema prisional de São Paulo. Como ele está condenado não poderia ir para a PF de SP. Ele estará bem alojado até a definição da prisão domiciliar", disse o advogado.

Comentários:




TERMOS E CONDIÇÕES DE USO
Nome:
Email:
Endereço:
Comentário:

Facebook