ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Prefeitura realiza 1° Dia de Campo de Tecnologia do Café em Aripuanã

Data: Quarta-feira, 20/12/2017 00:00
Fonte: Da Assessoria


DECOM – Prefeitura de Aripuanã/MT.  

 

Na quinta-feira (14), foi realizado o Dia de Campo, no Distrito de Conselvan, comunidade localizada a 80 km. O evento teve como intenção principal aprimorar e atualizar os conhecimentos dos produtores rurais sobre gestão da atividade cafeeira e o cultivo do café clonal no município.

 

O evento foi realizado no Sítio Santa Luzia de propriedade de Denílson Roque (cuca) e contou com a participação de diversos agricultores. A realização do mesmo faz parte da ação municipal de apoio ao Café Forte, um programa da Prefeitura de Aripuanã, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

 

Foram realizadas palestras que auxiliarão diretamente no cultivo do café. Dentre elas: o plantio e adubações, apresentado por Heiji Kawatake – engenheiro agrônomo (SEMDER); prevenção, combate de pragas e doenças que afetam a cafeicultura, por Jurandir Ambrósio – engenheiro agrônomo (SEMDER); amostragem de solo, com Walison Mendonça – técnico agrícola (SEMDER).

 

Outro assunto importante trabalhado foi através da experiência de sucesso, do viveirista e produtor rural, Nivaldo Ferreira, da cidade de Cacoal/RO.  

 

Cilmo Santos, Secretário de Desenvolvimento Rural de Aripuanã, avaliou o evento como positivo, superando as suas expectativas. “Essa ação foi extremamente importante, pois os produtores além de obter informações e orientações acerca de novas tecnologias para o cultivo do café, incrementaram o conhecimento técnico, interagiram entre eles, agregando ainda mais conhecimentos e experiências”, declarou.

 

Esteve presente também, o vice-prefeito Adir Vieira, que apontou como muito importante, a realização de eventos como este. “O café é uma cultura que tem trazido uma boa renda aos produtores do nosso município, estamos trabalhando muito para que haja a expansão desta atividade de maneira ordenada e sustentável. Vejo que, Aripuanã está caminhando para se tornar em breve uma referência na atividade cafeeira”, disse.

 

Para mais informações a SEMDER está localizada na rua Dr. Claudino Aleixo, nº 368 – Cidade Alta, ou entre em contato pelo número (66) 3565-2221/2388.