ARIPUANÃ, Sábado, 20/04/2024 -

NOTÍCIA

Curso de Turismo da Unemat participa de inauguração de beneficiadora de frutas nativas em terra indígena

Data: Terça-feira, 07/11/2017 00:00
Fonte: por Antonia Alves e Roscéli Kochhann/ Assessoria
 

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

 

Os alunos do curso de Turismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no Polo de Aripuanã participaram da inauguração da beneficiadora de polpas de frutas nativas em território indígena, no dia 28 de outubro. O evento aconteceu na Aldeia Laguinho, com a presença de lideranças municipais, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e indígenas.

 

A proposta foi idealizada pela etnia Arara, que reside na região do Rio Branco, entre os municípios de Aripuanã e Colniza, em uma área de 115 mil hectares com população de 209 habitantes. Organizados como Associação Indígena de Marupá, os indígenas solicitaram o apoio dos alunos e do poder público para o mapeamento de pontos de ecoturismo dentro da área indígena a fim de ampliar seus projetos de autossustentabilidade e resgate de sua cultura.

 

Para os alunos em Aripuanã, a organização da comunidade indígena a partir da hospitalidade, coleta seletiva do lixo e incentivo para que os moradores mantenham o entorno e suas residências em ordem, é um diferencial para projetos turísticos. “Já me vejo como um dos dinamizadores dos mais de 25 projetos direcionados ao Turismo no município”, afirma o aluno Cristian José Miranda da Silva. “É uma alegria perceber que a cultura está sendo valorizada pelos mais jovens com a valorização das danças, comidas e músicas típicas. Inclusive, as crianças estão tendo aulas com professor da própria etnia”, comemora a aluna Clarice Feijó.

 

O curso de Turismo na Modalidade a Distância é ofertado pela Unemat em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), nos municípios de Aripuanã, Guarantã do Norte e Sorriso. A Unemat também oferece o curso de Turismo em Modalidade Presencial em Nova Xavantina desde 2002.