ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Escola Deoclides de Macedo desenvolve projetos educacionais em Aripuanã

Data: Quinta-feira, 02/11/2017 00:00
Fonte: TOP NEWS

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, árvore, grama, céu, atividades ao ar livre e natureza

 

O projeto “Transformando meu Espaço de Lazer”, sobre orientação dos professores, Paulo Cidinei Amaral e Adriana Cardoso e os alunos Paula Sabrina Amaral, Kayque de Paula Campanharo e Yasmim B. Rodrigues, vem sendo desenvolvido desde o início do ano 2016. O projeto tem objetivo de melhorar o espaço externo da escola, aproveitando uma área onde antes era desprovida de construção para o lazer das crianças.

 

A ideia surgiu dos alunos, e eles buscaram orientação com os professores, e iniciaram fazendo pesquisas, com outras turmas e a comunidade, para determinar quais mudanças seriam possível naquele espaço, dessa forma deu-se inicio as ações do projeto.

 

A imagem pode conter: planta, atividades ao ar livre e natureza

 

Primeiramente foi realizada uma limpeza do terreno, em seguida feito plantio de grama, e mudas de árvores para sombra, e diversas variedades de flores. No espaço central foi construída uma quadra de areia. Havia um espaço arborizado, onde foram construídos mesas e bancos, para que os alunos pudessem sentar, jogar, fazer leituras ou mesmo os professores desenvolver suas aulas no espaço. Assim sendo, o espaço onde antes era vazio, hoje se encontra construído e utilizado por todos os alunos e comunidade.

 

O projeto “Alimentação saudável uma ideia que dá certo”, já vem acontecendo desde o início do ano dois mil e dezesseis. Os alunos do segundo ano do Ensino médio, perceberam a necessidade de fazer algo para melhorar a alimentação dos alunos, pelo fato de trabalhar pedagogia da alternância, onde os alunos permanecem na escola o dia todo.

 

Anteriormente os alunos e os professores já tinham trabalhado com projeto de compostagem, mais que não era utilizado a compostagem de forma correta, nem os cuidados necessários na horta, sendo assim os alunos se mobilizaram junto à direção da escola, para fazer não só a compostagem, mas também trabalhar com uma diversidade de verduras e legumes para ser utilizado na merenda escolar. Também faz parte do projeto, a plantação de mudas frutíferas no espaço denominado pomar da escola. O projeto funciona sobre orientação do professor Sebastião José Damasceno Neto e a vigia Marlucia Roberto da Silva, os alunos Welson Bruno dias Jacob, Lucimara Cristina e Elias Pedro Furlaneto.

 

A diretora Sandra Machado destaca a importância das parcerias que vem acontecendo dentro da escola. “É de extrema importância incentivar os projetos, principalmente quando a ideia de transformação parte dos alunos, pois através dos alunos é que percebemos onde e como podemos transformar ideias em ações concretas. É notável a mudança que ocorreu na escola após a implantação dos projetos, pois despertou nas crianças e adolescentes o sentimento de valorizar a escola como algo que faz parte de sua vivencia no dia a dia”, explicou.

 

Conforme Sandra, “todo projeto só é possível sua execução quando há envolvimento e participação de todos, alunos, professores equipe escolar e toda comunidade envolvida com um só objetivo, a busca constante pela melhoria da qualidade de vida dos educandos”, concluiu.

 

Segundo a direção escolar, os projetos visam melhorias no ambiente da Escola Municipal Deoclides de Macedo, situada na Comunidade Medalha Milagrosa, e trabalham às questões sustentáveis dentro e fora do ambiente escolar, pois recebem parcerias dos alunos, pais e principalmente dos colaboradores da escola.

 

A imagem pode conter: 17 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, sapatos, criança, árvore, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: planta e atividades ao ar livre