ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Treinamentos mais demandados em Aripuanã são os do setor da pecuária

Data: Quinta-feira, 12/10/2017 00:00
Fonte: Assessoria SENAR-MT


Foto: Sindicato de Produtores Rurais de Aripuanã



Localizado a cerca de mil quilômetros da capital Cuiabá, Aripuanã tem como base da economia a pecuária. Assim como a maioria dos municípios mato-grossenses, os produtores rurais reclamam da falta de mão de obra qualificada. Com o objetivo de minimizar esta situação, o Sindicato de Produtores Rurais, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) realiza em média 40 ações educacionais por ano, incluindo os treinamentos.

 

Para 2018 já foram programados no Plano Anual de Trabalho (PAT) pelo menos 52 ações educacionais para o município de Aripuanã. Isso inclui programas especiais, vitrines, oficinas e palestras. De acordo com o presidente do Sindicato de Produtores Rurais, Aparecido Walsovir Piola, os treinamentos mais demandados são os de embutidos e defumados de suíno, frango e peixes. "Os derivados do leite, doma e rédeas de equinos, inseminação artificial em bovinos e olericultura também fazem parte da lista dos mais pedidos", enfatiza o presidente.

 

A mobilizadora do Sindicato Rural, Graciele Wihelm acrescenta que o número de eventos pode crescer muito porque a demanda de treinamentos é muito elevada na região. "Falta mão de obra qualificada e o SENAR-MT é um dos nossos principais parceiros para enfrentar esse desafio".

 

HISTÓRIA - O município de Aripuanã, atualmente tem uma área de 24.603,13Km2, no passado chamou a atenção pela sua dimensão territorial, que em 1.943, ao ser criado, passou a ser um dos maiores municípios do mundo com uma área de 145.510Km2, abrangendo os territórios dos atuais municípios de Alta Floresta, Apiacás, Nova Bandeirante, Castanheira, Cotriguaçu, Juína, Juruena, Nova Monte Verde, Paranaíta, Rondolândia e Colniza.