ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Plebisul para separar RS, SC e PR

Movimento reuniu centenas de pessoas em urnas espalhadas por Lajeado

Data: Segunda-feira, 09/10/2017 00:00
Fonte: Créditos: Lucas George Wendt/ Informativo

 

CONSULTA: o objetivo é angariar assinaturas para solicitação de uma votação oficial Lucas George Wendt

 

Lajeado - Os lajeadenses puderam opinar durante a realização do Plebisul no sábado, dia 7. A consulta separatista propõe a criação de novo país e a desvinculação dos estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do restante da República Federativa do Brasil. Esta foi a segunda edição do Plebisul, também realizada em outubro do ano passado e teve urnas em 900 cidades nos três estados do sul do país. 



Em Lajeado, foram disponibilizadas 7 urnas, das 10 previstas pela organização. Durante a votação, acompanhada na cidade pela redação do jornal O Informativo do Vale em três pontos, votantes lembraram da situação recente da região espanhola da Catalunha, que realizou plebiscito separatista no último dia 30. O resultado da consulta catalã revelou a intenção de 90,9% dos votantes como sendo favorável a independência da região. Jackson de Azevedo Ferreira, um dos fiscalizadores de mesas da consulta, diz que a votação foi aberta, também, àqueles que quisessem manifestar opinião contrária à separação. 





A expectativa é de que, com a consulta, em 2018 seja possível a realização de uma nova votação, desta vez em caráter oficial. Para Jackson, um dos objetivos do Plebisul 2017 é mostrar às autoridades que existem pessoas interessadas no movimento. A votação foi voluntária, e a validação da opção de cada votante foi feita mediante a marcação da digital de cada pessoa em uma cédula que continha a pergunta sobre a independência dos três estados da região Sul e as opções "Sim" e "Não". 



O método de voto, por meio da digital com tinta, impedia que pessoas votassem em mais de uma mesa de votação. Durante o Plebisul também foram coletadas assinaturas para a apresentação de proposta de projeto de lei de iniciativa popular cujo tema é a criação de plebiscito oficial em 2018. O movimento O Sul é o Meu País foi criado em 1992 em Laguna, em Santa Catarina. A ação é representada em mais de mil municípios nos três estados. A sede nacional do movimento é atualmente em Passo Fundo, onde está situada a diretoria 2014/2017.