ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Fiscalizações nas Regiões Nordeste e Norte do Estado apreendem madeira irregular

Data: Sexta-feira, 10/06/2011 00:00
Fonte: 24 Horas News
A Diretoria Regional da Sema de Barra do Garças apreendeu 38,41 metros cúbicos de madeira em toras e 518,82 metros cúbicos de madeira serrada em operação realizada no município de Bom Jesus do Araguaia, a 983 quilômetros de Cuiabá, na Região Nordeste do Estado. A operação faz parte das ações de fiscalização que vêm sendo realizadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), para conter o desmatamento no Estado.

Segundo o diretor da Unidade Regional de Barra do Garças, Cleber Fabiano, as ações de fiscalização estão sendo realizadas em toda a cadeia produtiva da madeira desde a extração até a sua comercialização. “E serão intensificadas nos próximos meses”, disse Cleber.

A operação em Bom Jesus do Araguaia aconteceu no período de 22 a 26 de maio e em razão da madeira irregular apreendida, a multa aplicada totalizou R$ 239.124,54 mil.

Também no município de Guarantã do Norte, 715 quilômetros da capital, na Região Norte do Estado, equipes de fiscalização da Unidade Regional, num trabalho em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional também vem apreendendo cargas irregulares de madeira.

Na terça-feira (07.06) passada, numa barreira da Polícia Rodoviária Federal, foram apreendidos três caminhões que transportavam madeira irregularmente no perímetro urbano do município. Técnicos da Sema estão fazendo as medições da madeira apreendida. Um dos caminhões transportava, segundo a Guia Florestal, cerca de 6 metros cúbicos de resíduo de madeira, sarrafo e madeira cerrada. Após a medição foi constato que o caminhão transportava na realidade aproximadamente 15 metros cúbicos de resíduo e madeira cerrada. O caminhão vinha de Alta Floresta com a carga comprada por uma madeireira de Guarantã do Norte. Após as medições a madeira irregular foi transportada para o pátio da empresa até que o Ministério Público dê uma destinação ao carregamento.

Os outros dois caminhões oriundos do Estado do Pará com destino ao Estado do Espírito Santo passam pela medição de suas cargas.