ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Ságuas integra missão criada para promover diálogo entre Maduro e oposição na Venezuela

Data: Domingo, 24/09/2017 00:00
Fonte: Jacques Gosch RDnews

 

 
Foto: Reprodução
 

O deputado federal Saguás Moraes (PT), junto com integrantes da Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul (Parlasul), participou de reuniões em Caracas, capital da Venezuela, para promover o diálogo entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição para que a crise política no país seja superada. Os encontros acontecerem nos dias 14 e 15 deste mês.

 

Participaram da missão o presidente do Parlasul, deputado federal do PT Arlindo Chinaglia, os vice-presidentes Daniel Caggiani (Uruguai) e Hernán Cornejo (Argentina). Ságuas acompanhou as agendas.

 

A agenda da delegação do Parlasul incluiu visitas ao Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, à Assembleia Nacional, ao Tribunal Supremo de Justiça, à Assembleia Nacional Constituinte e ao Ministério de Relações Exteriores.

 

De acordo com Ságuas, a visita permitiu constatar in loco a situação política no país e conversar com representantes dos Poderes, governo e oposições. “Percebemos que há uma grande disputa de projeto político na Venezuela. Na minha opinião, deve haver mais missões internacionais para unir ambos os lados e tentar relaxar a tensão”, pontuou.

 

Segundo Ságuas, ambas as partes sentem a necessidade de diálogo depois de meses de manifestações e depois da realização das eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, que foi questionada pela oposição.

 

Para Saguás, o Parlasul deve ter um importante papel neste processo de aproximação entre governo e oposição, assim como vem realizando o Parlamento Europeu, o presidente da República Dominicana Danilo Medina e o ex-presidente espanhol Rodriguez Zapatero. “O Parlasul é o principal interessado para que haja paz [na Venezuela] e integração sul americana, assim acredito que devem haver outras ações a fim de que efetivamente possamos colaborar com a estabilidade política da Venezuela”, concluiu. (Com Assessoria).